segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Gestores de C&T do país reúnem-se em Fortaleza

Os dirigentes de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) de todo o país estarão em Fortaleza (CE) para tratar sobre as perspectivas para a área no período de transição de governos. Será nos dias 2 e 3 de dezembro, por ocasião do Fórum Nacional do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e dos secretários municipais de CT&I.

O ministro Sergio Rezende e o secretário executivo Luiz Antonio Elias, do Ministério da Ciência e Tecnologia, estarão presentes no Fórum Nacional para fazer um balanço das atividades na área de CT&I durante o Governo Lula e apontar os rumos para os próximos anos, juntamente com os secretários de CT&I.

Também estão confirmadas as presenças dos presidentes da Capes, Jorge Guimarães; do CNPq, Carlos Aragão; e da Finep, Luís Fernandes; que vão proferir palestra sobre Ciência, Tecnologia e Educação Superior.

Destaques

Durante o evento serão anunciadas as universidades estaduais e municipais contempladas com os recursos do edital da Abruem/Finep, que destina cerca de R$ 60 milhões para infra-estrutura de pesquisa.

Outro destaque esperado é a apresentação do Livro Azul, com a síntese e resultados da 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. O documento elaborado em parceria com diversos setores da sociedade balizará as políticas de CT&I nos próximos 10 a 20 anos.

Ainda será firmado acordo entre a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) com as secretarias estaduais de CT&I e as fundações de amparo à pesquisa. O convênio trará como benefícios a essas instituições a integração por vídeo-conferência e internet de alta velocidade.

Importantes instituições de CT&I confirmaram participação no Fórum Nacional: Academia Brasileira de Ciência (ABC); SBPC; Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG); Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei).

O evento é coordenado pelo Consecti, Confap e Fórum dos Secretários Municipais, com realização da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece) e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

Confira a programação completa do evento:
http://www.consecti.org.br/wp-content/uploads/2010/02/programacao-fortaleza-02-12-2010.pdf

Fórum Nacional do CONSECTI, CONFAP e Secretários Municipais de CT&I em Fortaleza-CE
Local: Hotel Praia Centro, Av. Monsenhor Tabosa, 740, Centro. Fortaleza (CE)
Data: 2 e 3 de dezembro de 2010
Hora: 9h às 18h (quinta) e 8h30 às 12h (sexta)
(Marco Antonio de Alencar, da Assessor de Imprensa do Consecti)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.