sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Dilma promete medidas para melhorar o Enem


A presidente Dilma Rousseff selecionou o tema educação para fazer seu primeiro pronunciamento e apresentar a marca do novo governo. A gravação, com duração de cinco minutos e quarenta e seis segundos, foi ao ar ontem (10), às 20 horas, em rede nacional de rádio e de televisão.

O slogan "Brasil, país rico é país sem pobreza" sobre um fundo verde amarelo substitui a marca "Brasil, um país de todos" do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em uma alusão de que o país mudou de patamar e busca parâmetros mais ambiciosos que a mensagem da igualdade social. A marca foi idealizada pelos publicitários João Santana e Marcelo Kertz, responsáveis pela campanha de Dilma à Presidência, e cedida, sem custos, ao Palácio do Planalto.

Em tom otimista e vinculando educação ao desenvolvimento, a presidente afirmou ser necessário que haja um salto na qualidade do ensino. No Palácio do Planalto, a indicação é que ao selecionar a sala de aula como tema do primeiro pronunciamento feito no início do ano letivo, a presidente pretende reforçar essa área como uma das prioridades da sua gestão.

A escolha não deixa de ser, também, uma tentativa de contornar eventuais efeitos negativos para a imagem do governo dos problemas na realização do Sistema de Seleção Unificado (SiSU) em janeiro, nos primeiros dias da nova administração, além dos numerosos erros na execução do Enem.

Dilma informou que neste trimestre serão adotadas três medidas: implantação do programa de acesso às escolas técnicas; ações para acelerar o plano nacional de banda larga; e medidas de correção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do (SiSU). "É fundamental aumentar a credibilidade desses importantes instrumentos de avaliação do aluno e da escola", enfatizou.

Além dessas iniciativas de curto prazo, ela enumerou que os objetivos da sua administração na área educacional são manter o plano de ampliação das escolas técnicas, aumentar a oferta de cursos profissionalizantes, melhorar o ensino médio e aprimorar o ensino nas universidades e nos centros científicos e tecnológicos do ensino superior.

Também falou que pretende melhorar a formação e a remuneração dos professores e ampliar o número de creches.


Fonte: Valor Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.