sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Insa e Unicef firmam parceria para projetos de educação contextualizada

O diretor do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCT), Roberto Germano Costa, e a coordenadora de monitoramento e avaliação de políticas públicas do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Conceição Cardozo, se reunião nesta quinta-feira (10) para firmar parceria que visa fortalecer os projetos de educação contextualizada para a convivência com o Semiárido brasileiro. O objetivo é unir, ampliar e potencializar os trabalhos e as estratégias que são realizadas por essas instituições no âmbito da educação do semiárido brasileiro.

O Insa considera os investimentos em educação contextualizada como uma das suas prioridades e tem desenvolvido projetos nessa área de importante repercussão para o semiárido. Um exemplo é o caso dos 21 cursos de especialização aprovados junto ao edital 35/2010, lançado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Insa para a capacitação de professores e publicação de material didático relacionado com o tema. Além da realização, em parceria com a Rede de Educação do Semiárido Brasileiro (Resab), do 1º Seminário sobre Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido brasileiro, ocorrido em 2010. A segunda versão desse evento está prevista para ocorrer em novembro deste ano, em Petrolina (PE), na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

Desde 1999, o Unicef, por meio do projeto Selo Unicef, desenvolve iniciativas para estimular os municípios a executar políticas públicas que assegurem às crianças e adolescentes um espaço de cidadania. Trata-se de um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida infanto-juvenil. Todos os estados que integram o Semiárido estão envolvidos nesse projeto, fortalecido pela criação do pacto "Um mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido", documento assinado pelos governadores, em 2004, que atesta o compromisso assumido em adotar medidas para a melhoria das condições de vida das crianças e dos adolescentes da região, cumprindo metas nas áreas de saúde, educação e proteção.

O diretor do Insa se diz satisfeito com a aproximação e espera que ela contribua para amenizar os problemas da região. "O nosso objetivo é, por meio de projetos educacionais, mostrar as potencialidades do Semiárido, com o compromisso de assumir a semiaridez como vantagem e promover o desenvolvimento humano, valorizando as riquezas da nossa região", afirma Germano.

Já a representante do Unicef avalia a cooperação como "uma grande parceria, porque estamos unindo forças para fortalecer a educação para a convivência com o semiárido brasileiro e contribuir com a integração das políticas públicas de incentivo às ações inovadoras de atenção à população Infanto-Juvenil da região".

Nas próximas semanas, haverá um encontro em Recife (PE), entre o diretor do Insa e o coordenador da Unicef Recife, Salvador Soler Lostão, para formalizar o termo de cooperação e definir as ações e estratégias dessa parceria. 

Fonte: Ascom do MCT

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