quarta-feira, 16 de março de 2011

Seminário debate criação do Centro Nacional de Tecnologia Assistiva


A proposta de criação do Centro é da Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social do MCT em parceria com o CNPq e o Instituto de Tecnologia Social. Oferecer serviços de informação, divulgação, assessoria, formação e apoio sobre produtos e serviços de Tecnologia Assistiva (TA). Impulsionar metodologias e tecnologias para favorecer a inserção no mercado de trabalho de pessoas com deficiência. Essas são algumas das atribuições do Centro Nacional de Tecnologia Assistiva (CNTA).

A proposta de criação do Centro, que ainda está em estudo, é da Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia (Secis/MCT), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) e o Instituto de Tecnologia Social (ITS Brasil). Participam também da elaboração do CNTA instituições de pesquisa e ensino, iniciativa privada e entidades da sociedade civil. O espaço é concebido como um centro tecnológico que se articula em rede com diversos centros regionais nas variadas áreas de TA.

Estima-se que no País 24 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência e necessitam atenção especial, seja em questão de acessibilidade ou direitos sociais. A população de idosos é de cerca de 15 milhões. A desigualdade salarial das pessoas com deficiência é significativa, calculando uma média de R$ 350,00 mensais para os portadores de necessidades especiais, contra R$ 1.800,00 por mês para as pessoas sem deficiência.

O CNTA pretende contribuir para a melhoria da qualidade de vida, autonomia pessoal e participação social das pessoas com deficiência e idosos, promovendo seus direitos e dignidade.

Nesta terça-feira (15), foi realizado no MCT, em Brasília, o Seminário de Tecnologia Assistiva, com a presença do ministro Aloizio Mercadante, do secretário de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social (Secis/MCT), Marco Antonio de Oliveira, autoridades do ITS, da Secretaria de Direitos Humanos (SDH), do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), e representantes dos ministérios dos Transportes, Cidades e da Educação. No encontro, os participantes debateram ações para o desenvolvimento de pesquisa e inovação de TA.

Para Mercadante, é necessário aprimorar as ações que assegurem mais mobilidade, cidadania, participação e inclusão social. De acordo com ele, esse assunto é estratégico não só na área de ciência e tecnologia, mas também para o governo brasileiro, que pretendente coordenar o tema em todos os ministérios. "Temos que discutir o que é preciso fazer para fomentar as tecnologias de produção de equipamentos, software e subsídios às políticas públicas em todos os níveis na área de tecnologia assistiva", disse.

Ainda no seminário, o coordenador de projetos do ITS Brasil, Jesus Carlos Garcia, apresentou o CNTA e outros serviços, como o Portal Nacional de Tecnologia Assistiva (www.assistiva.org.br) e o Catálogo Nacional de Produtos de Tecnologia Assistiva (www.assistiva.org.br/catalogo/iso).

Fonte: MCT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.