quarta-feira, 25 de maio de 2011

Unesco abre inscrição ao Prêmio Kalinga


Concedida a cada dois anos, a premiação pretende recompensar o esforço individual para ajudar a interpretar a pesquisa, a ciência e a tecnologia para o público. O Prêmio Kalinga para a popularização da Ciência 2011 está com inscrição aberta até 15 de junho. Podem concorrer escritores, editores, locutores de rádio, diretores de programa de televisão, ou produtores de cinema.

O vencedor recebe um certificado, medalha de prata, um montante no valor de US$ 25 mil, além de viajar para a Índia. A viagem deve durar entre duas e quatro semanas para familiarizar-se com a vida e da cultura indiana, a investigação, as instituições de ensino, bem como o desenvolvimento da indústria e da economia daquele país.

O vencedor fará palestras em inglês e participará de reuniões para apresentar os recentes progressos da ciência e da tecnologia, bem como os impactos sociais, culturais e educacionais da ciência moderna.

O prêmio é financiado pela Fundação Kalinga Trust, pelo governo do estado de Orissa, na Índia, e pelo governo da Índia, Departamento de Ciência e Tecnologia. A cerimônia de entrega será em novembro próximo.

O candidato deve ter contribuído para o conhecimento do papel da ciência, tecnologia e pesquisa para a melhoria do bem-estar público, o enriquecimento do patrimônio cultural das nações e as soluções para os problemas da humanidade. Por tratar-se de um prêmio individual, trabalhos coletivos não serão considerados.

As candidaturas devem ser apresentadas ao diretor-geral, por intermédio dos governos dos Estados-Membros, em consulta com suas comissões nacionais, e por meio de organizações não-governamentais que mantenham relações formais com a Unesco.

Cada Estado-Membro pode designar um candidato. A indicação deve chegar a Unesco, no endereço: Divisão de Ciência Política e Desenvolvimento Sustentável, setor de Ciências Naturais, a Unesco, 1, rue Miollis, 75732 Paris Cedex 15, França, até 15 de junho próximo.

Documentos - Cada candidatura deve ser acompanhada de uma recomendação por escrito, que incluirá cinco cópias dos seguintes documentos, em inglês ou francês: descrição dos antecedentes do candidato; formulário de inscrição; resumo da obra, ou os resultados dos trabalhos sobre a popularização da ciência, incluindo publicações e outros materiais de apoio; e descrição de como o trabalho do candidato tem contribuído para a popularização da ciência.

Saiba mais no link:

Fonte: Ascom do CNPq

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.