terça-feira, 20 de janeiro de 2009

14 anos de e-business no Brasil

Em outubro de 2009 o e-business completará no Brasil 14 anos de existência e a pergunta sobre a segurança nesse tipo de comércio via internet ainda paira no ar. O consumidor ainda não entrou de cabeça nessa modalidade comercial, exatamente, porque ainda lhe restam dúvidas sobre a possibilidade de fraudes on-line.

A legislação já sofreu algumas atualizações, mas mesmo assim as fraudes são bem presentes e possíveis de acontecerem, especialmente se os internautas não tomarem alguns cuidados na escolha dos "estabelecimentos comerciais", tais como o cuidado em verificar a existência de endereço fixo da empresa, telefone fixo para contatos (que podem, inclusive, serem usados para a verificação da possibilidade de fraude).

Além disso, existem os cuidados na verificação se o site é criptografado ou não, e isso é possível, olhando a existência de um pequeno cadeado na barra do endereço. As vezes a segurança é deixada de lado e além da perda dos valores usados naquela transação, existe também a possibilidade de uso indevido do número do cartão de crédito para transações não autorizadas e essa é a provável perda maior, pois fraudadores não tem pena de suas vítimas.

Outros fatores são passíveis de verificação em fraudes on-line, como erros ortográficos no site, que também são uma grande possibilidade de identificação de fraudadores, tendo em vista que eles não se preocupam em manter uma boa imagem perante o cliente e se esquecem de uma boa revisão no português das suas ofertas. O comércio via internet tem crescido assustadoramente e é por isso que vem sendo usado para algumas fraudes.Todos os cuidados devem tomados e assim, quem quiser comprar no e-business, poderá fazê-lo com maior satisfação e segurança. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.