quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

CONSUNI decide eleições

O Conselho Universitário da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (CONSUNI/UERN), se reunirá no próximo dia 27 de janeiro, às 9h, para apreciar e deliberar a Minuta de Resolução que estabelece normas para a escolha de Reitor, Vice-Reitor, além de Diretores e Vice-Diretores de Faculdades e Campi Avançados da UERN.

No processo de escolha para reitor e vice, os escolhidos comporão uma lista tríplice que será encaminhada para a governadora Vilma de Faria, que terá o direito de indicar, segundo a legislação vigente, um dos nomes da lista. O documento, que será apreciado pelo Consuni, regulamenta diversas diretrizes, dentre elas destacam-se: a composição da Comissão Eleitoral, Normas para Registro de Candidatos, Campanha Eleitoral e prazos a serem cumpridos.

Caso a proposta contida na Minuta seja aprovada pelo Consuni, as eleições para os cargos de Reitor e Vice-Reitor serão realizadas no dia 24 de março de 2009, das 8h às 22h. A propaganda eleitoral somente será permitida no período de 20 de fevereiro a 20 de março de 2009. Pela proposta, o voto será proporcional entre os três segmentos, sendo essa proporcionalidade dividida da seguinte forma: 70% do corpo docente, 15% do corpo discente e 15% do corpo técnico administrativo. Diferente do que foi aprovado para  Assembléia Estatuinte, que era de 50% para professores, 25% para alunos e 25% para técnicos administrativos.


O prazo de registro de candidaturas de reitor e vice-reitor, contido na proposta, será nos dias 19 e 20 de fevereiro. As seções eleitorais serão instaladas no Campus Central, Campi Avançados e Núcleos Avançados de Educação Superior. O conteúdo da Minuta já está sendo distribuído com os membros do Conselho Universitário para o devido conhecimento e análise e serão apreciadas e votadas na reunião marcada para 27 de janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.