quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

APOIO AOS DEPENDENTES QUÍMICOS

Os usuários de drogas contam agora com um instrumento oficial de reinserção social. Trata-se do NOADE - Núcleo de Orientação e Acompanhamento aos Usuários e Dependentes Químicos de Natal, lançado oficialmente nesta quinta-feira (29.01.2009) pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, em solenidade realizada no Fórum Miguel Seabra.

O presidente o TJRN, Desembargador Rafael Godeiro disse na ocasião que a função do Judiciário vai além do simples julgar e condenar. Segundo ele, aquele Poder deve promover ações que permitam a recuperação do usuário: “Temos a missão de fazer um trabalho preventivo” – afirmou. Destacou que sempre buscou realizar um trabalho educativo nas Comarcas, quando era juiz de direito, o que trouxe diversos benefícios para a população.

O NOADE já atendeu cerca de 2 mil pessoas, dentre usuários de drogas e seus familiares. A equipe do núcleo faz orientação psicológica e social, além de encaminhar os usuários para fazer tratamentos de desintoxicação nos CAPS e nas casas de saúde. Os familiares também são encaminhados para grupos de assistência e orientação nas diversas instituições parceiras.

Além de acompanhar o tratamento, o NOADE emite relatórios para os Juizados Criminais contendo informações dos beneficiários do programa, sobre sua freqüência nas unidades de saúde e sua recuperação.

Lucineide Nascimento, Coordenadora do Núcleo, disse que o período médio de tratamento é de 5 meses, mas em alguns casos é necessário um período maior, como foi o caso de Francisco Brito Júnior que prestou um depoimento na solenidade, falando sobre a importância do trabalho do núcleo para o sua recuperação.

“Fui usuário de maconha, mas depois do tratamento no NOADE recuperei minha dignidade, estou trabalhando e ganhei confiança da família e amigos; até o meu aspecto físico mudou, tinha o rosto inchado e agora estou melhor” - declarou emocionado.

O núcleo é vinculado administrativamente à 9ª Vara Criminal e funciona no 1º andar do Fórum Miguel Seabra Fagundes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.