sábado, 14 de fevereiro de 2009

Os impactos da carcinicultura

Danielle Jordan / AmbienteBrasil


Esta semana os donos de restaurantes e supermercados de Fortaleza (CE) foram convidados a participar de uma reunião para discutir os impactos ambientais e sociais e carcinicultura (criação de camarão). Participaram também do encontro, a bordo do navio Arctic Sunrise, do Greenpeace, ambientalistas e representantes do Fórum em Defesa da Zona Costeira do Ceará (FDZCC), Instituto Terramar e Aquasis. 

De acordo com a coordenadora da campanha de oceanos do Greenpeace Brasil, Leandra Gonçalves, as fazendas de camarão invadem as Áreas de Preservação Permanente (APP). Segundo ela, quase 80% das áreas onde se pratica a cultura do camarão estão dentro de APP’s. 

O impacto nas águas é outra preocupação, segundo a ambientalista, pesquisas da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) revelam que para cada quilo de camarão produzido, são necessários pelo menos 50 mil litros de água. Os dejetos e resíduos, se atingirem o lençol freático podem causar a morte de peixes e caranguejos. 

O apoio dos empresários que compram o camarão pode ajudar a reverter esse quadro, segundo Leandra. A preservação dos oceanos deve ser urgente em 2009, na avaliação da coordenadora da campanha. Os mares respondem por 70% do oxigênio que respiramos e abriga 80% das espécies de animais e vegetais.

O navio Artic Sunrise divulga a expedição "Salvar o Planeta. É Agora ou Agora.", do Greenpeace. Além de Fortaleza o navio já passou por Manaus(AM) e Belém(PA). 

Confira a agenda das próximas paradas do Artic Sunrise:
14 e 15/02 – Recife (PE)
Porto de Recife
Proximo ao Marco Zero

07 e 08/03 – Salvador (BA)
Porto de Salvador/Codeba

21 e 22/03 – Rio de Janeiro (RJ)
Pier Mauá
Centro

28 e 29/03 - Santos (SP)
Porto de Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.