sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Anvisa define composição de vacina contra gripe sazonal


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, nesta quarta-feira (7), a resolução RDC 49/2009 que determina as cepas (linhagens) de vírus que devem ser utilizadas na formulação das vacinas contra gripe para utilização no país em 2010. 


A composição da vacina é atualizada a cada ano, de acordo com os vírus circulantes, para garantir a eficácia do produto. A resolução está de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para o Hemisfério Sul.


As vacinas, que serão utilizadas a partir de fevereiro do próximo ano, deverão conter, obrigatoriamente, três tipos de cepas de vírus em combinação: um vírus similar ao vírus influenza A/California/7/2009 (H1N1), um vírus similar ao vírus influenza A/Perth/16/2009 (H3N2) e um vírus similar ao vírus influenza B/Brisbane/60/2008.


As cepas definidas se referem à vacina contra a gripe sazonal. A vacina para a gripe A que será utilizada no Brasil ainda está em desenvolvimento.


Fica proibida a utilização de quaisquer outras cepas de vírus em vacinas contra gripe. Aquelas que atualmente estão sendo comercializadas ou fabricadas fora destas determinações deverão ser retiradas do mercado até 31 de janeiro de 2010. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.