domingo, 4 de outubro de 2009

Morre Mercedes Sosa - a voz da liberdade

Morreu nesta madrugada, em Buenos Aires, a deusa Mercedes Sosa, de 74 anos. Ela permaneceu internada por 11 dias em um hospital, segundo informou a sua família através do site oficial da artista. Mercedes sofria de uma doença hepática, que foi complicada por problemas respiratórios. A cantora estava em coma desde a quinta-feira passada e respirando com a ajuda de aparelhos. Seu corpo será velado no Salão dos Passos Perdidos, no Congresso Nacional Argentino.



Haydé Mercedes Sosa nasceu no dia 9 de julho de 1935, na cidade de San Miguel de Tucumán. Com uma carreira de 60 anos, transitou por diversos países do mundo, dividiu o palco com inúmeros e prestigiosos artistas e deixou uma grande discografia.



É uma cantora de grande apelo popular na América Latina e conhecida como La Negra pela cor das longas e lisas madeixas. De personalidade marcante, Sosa é conhecida também como uma ativista política de esquerda, sendo peronista na juventude. Se posicionou contra a figura de Carlos Menem e apoiou a eleição do ex-prediente Néstor Kirchner.



Toda essa procupação inclusive fica evidente em seu repertório, tornando-se uma das grandes expoentes da Nueva Canción, movimento musical nos anos 60, com raízes africanas, cubanas, andinas e espanholas. Caetano Veloso, Gilberto Gil e Chico Buarque são representantes.

 
Tive o prazer de conviver com ela em diversas ocasiões, a entrevistei, fui a seus shows, tenho discos em vinil e CDs de La Negra, que deixará um grande legado.

Em sua homenagem:



"Gracias a la vida que me ha dado tanto
Me ha dado la risa y me ha dado el llanto
Así yo distingo dicha de quebranto
Los dos materiales que forman mi canto
Y el canto de ustedes que es el mismo canto
Y el canto de todos que es mi propio canto
Gracias a la vida
Gracias a la vida...". 



Fonte: Jorge Correia - Correando

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.