quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Ampliada segurança nas fronteiras

O policiamento nas fronteiras de oito estados das regiões Norte e Centro-Oeste será reforçado. A iniciativa visa combater o tráfico de drogas, contrabando de armas e munições, roubo de cargas e veículos, tráfico de pessoas e exploração sexual entre outros crimes típicos de fronteiras. O projeto faz parte do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania). O convênio com o Pará, Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima, Amapá e Amazonas foi assinado pelo Ministério da Justiça na terça-feira (09). Nestas áreas será implantado o Policiamento Especializado em Fronteiras (Pefron). 

Cada estado receberá entre R$ 8 e 9 milhões para instituir o projeto. A ideia é que cada região possua pelo menos um batalhão com 46 policiais (civis e militares) treinados pelo Ministério da Justiça. Além disso, eles receberão investimentos para aparelhar os batalhões com tecnologia e viaturas adequadas para a região, como as com tração 4x4, por exemplo.

O ministro da Justiça, Tarso Genro, falou sobre a articulação entre as instituições de segurança. “As autoridades policiais estaduais que terão a oportunidade de utilizar tecnologias para um policiamento mais arrojado. É um sistema de policiamento de implantação gradativa, tecnologia nova, homens treinados para isto e solidariedade entre os entes da União”, explicou.

Também estão previstas ações de inclusão social, esportiva e cultural para as comunidades das regiões onde o Pefron será instalado, nos moldes do que é feito em outros projetos do Pronasci que aliam prevenção e repressão ao crime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.