terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Fiscalização da pesca no litoral brasileiro vai contar com 23 lanchas


A fiscalização da atividade pesqueira vai contar este ano com 23 lanchas rápidas que atuarão nos 17 estados brasileiros que formam a costa litorânea. A aquisição dos equipamentos será feita pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) ao custo total de R 23 milhões e a operacionalização ficará a cargo de órgãos parceiros em cada estado. As lanchas possuem tecnologia de ponta, que permite a operação em condições extremas de navegação. Além de longa vida útil, têm baixo custo de manutenção. 

As primeiras quatro embarcações já estão circulando nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pará e Ceará. Outras nove já estão em processo de fabricação e as 15 restantes serão adquiridas ao longo deste ano. Cada lancha tem 11 metros de comprimento (36 pés) e foram projetadas após um longo período de pesquisa, na qual foram observados requisitos técnicos com padrão militar. A operacionalização deverá ser viabilizada com parcerias firmadas com instituições públicas por convênios.

Nesse sentido, o MPA está mantendo entendimentos com a Comissão Interministerial de Recursos do Mar que poderá arcar com os custos do combustível. Outro parceiro será o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que poderá participar das operações arcando com os custos das diárias das tripulações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.