domingo, 27 de junho de 2010

Aquecimento global: mais brasileiros integrarão o IPCC



O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) terá 26 cientistas brasileiros entre 831 especialistas que vão elaborar o Quinto Relatório de Avaliação (AR5), que será publicado em 2014. No relatório anterior, o Brasil participou com 13 pesquisadores.

Segundo o IPCC, neste quinto relatório haverá uma participação maior de especialistas vindos de países em desenvolvimento (30% do total) e também de mulheres (25%). No entanto, a maior prioridade foi dada a jovens pesquisadores que ainda não haviam participado do IPCC e somam 60% do total.

Entre estes está Chou Sin Chan, do Inpe, escolhida pela primeira vez para participar como autora de um relatório do IPCC. Chou diz que seu papel estará relacionado à elaboração de modelos de cenários climáticos regionais.

“Até agora, o IPCC vem utilizando modelos globais com resolução de 200 ou 300 quilômetros, que resultam emestudos de impacto menos precisos”, explica a brasileira.

Segundo ela, os modelos regionais permitem melhor qualidade de dados e de detalhes importantes com relação à topografia, vegetação e até ao recorte litorâneo.

Fonte: JB Online/Ambientebrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.