segunda-feira, 19 de julho de 2010

Festival Internacional I Love Jazz começa dia 30



Começa no dia 30 de julho e vai até 8 de agosto a segunda edição do Festival Internacional I Love Jazz. Neste ano, o festival acontece em quatro capitais brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. O evento tem como objetivo difundir o jazz tradicional, popularizar o estilo e estimular maior intercâmbio entre artistas brasileiros e estrangeiros.


Outro objetivo é gerar maior participação de jovens, estudantes e interessados em arte em geral, com palestras, master classes, cursos, oficinas, pocket shows e outras intervenções. O festival terá também apresentações gratuitas em locais de grande circulação.

A primeira edição do I Love Jazz aconteceu em 2009 e contou com a participação de artistas nacionais e internacionais de renome na cena musical. Neste ano, o festival vai focar o jazz dos anos 1920 a 1940. Segundo o diretor geral e curador do evento, Marcelo Costa, o ritmo é conhecido por ser mais popular, divertido e dançante. “Agrada a qualquer tipo de pessoa”, diz.

Outro motivo para a escolha é o fato de os eventos musicais de jazz não focarem essa época. “Normalmente, os festivais que a gente conhece são de jazz moderno ou abrangem todas as fases do jazz, com ênfase no moderno”, explica Marcelo. Com isso, o curador pretende desmistificar a imagem do ritmo como elitista e como música para pessoas mais conservadoras.

Os organizadores do evento também se apoiaram em nomes da cena musical atual como Judy Carmichael e Claude Tissendier. Entre os artistas brasileiros, destaca-se Elza Soares, segundo Marcelo Santos, “a mais jazzista das cantoras brasileiras”.

Fonte: Ministério da Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.