quarta-feira, 28 de julho de 2010

Meta para 2022 é garantir 2,5% do PIB para investimentos em Ciência & Tecnologia



O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, apresentou nesta segunda-feira, dia 26, em palestra na 62ª Reunião Anual da SBPC, algumas metas para 2022 

A principal delas é que, em 2022, cerca de 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB) sejam investidos em pesquisa e inovação, divididos igualmente entre os setores público e privado. Durante a palestra, o ministro mostrou números que comprovam que o crescimento da C&T acompanha o ritmo da economia do país.

"Na primeira década do século 21 o orçamento do FNDCT [Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico] saltou de R$ 2,2 milhões para R$ 3,1 bilhões. Além disso, o crescimento da produção científica no Brasil é três vezes maior que a média mundial", disse Rezende.

Rezende atribui o fortalecimento da ciência e tecnologia ao Plano de Ação da CT&I (PACTI 2007-2010). Dividido em quatro eixos, os objetivos traçados no plano, segundo o ministro Rezende, vão ser atingidos.

Agora o MCT volta as atenções para um Plano Nacional de Ciência e Tecnologia para os próximos dez anos. "Em maio deste ano, tivemos a 4ª Conferência Nacional de C&T. A partir desse encontro formulamos metas que devemos cumprir nos próximos anos", afirmou. "Entre os objetivos, pretendemos também dobrar o numero de bolsas por ano concedidas a pesquisadores, aumentar o número e duplicar por dez os pedidos de patentes feitos por ano."

Biodiversidade

O ministro da C&T informou também que o projeto da Lei de Biodiversidade deverá chegar ao Congresso nos próximos meses. Em entrevista coletiva, Rezende afirmou que a lei "está engasgada por falta de acordo entre os ministérios". Segundo Rezende, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou à ministra chefe da Casa Civil, Erenice Guerra, chegar a uma solução, é possível que o projeto seja enviado apenas com os artigos sobre os quais há consenso. 

Fonte: Assessoria de Comunicação do MCT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.