quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Acontece, na UERN, aula inaugural do Doutorado Interinstitucional em Ciências da Saúde


 

Aconteceu no último dia 27, às 19h, no auditório Professor Milton Marques de Medeiros, na FACS, a aula inaugural do Doutorado Interinstitucional em Ciências da Saúde, com o título "A formação de Doutores para uma Universidade Contemporânea". A aula foi ministrada pelo Professor dr. Rubens Maribondo do Nascimento, Coordenador Geral da Pós-Graduação da UFRN.

O processo seletivo contou com a participação de 27 candidatos inscritos, sendo 17 alunos selecionados. Foram aprovados professores do curso de odontologia e Enfermagem do Campus de Caicó, Enfermagem do Campus de Pau dos Ferros, Medicina, Enfermagem e Serviço Social do Campus Central, sendo 9 mestres e 8 especialistas.

A UERN (Instituição Sediadora) será responsável pela maior parte das atividades relativas ao desenvolvimento do projeto DINTER, garantido uma infraestrutura de ensino e pesquisa e apoio administrativo do curso. Este será o primeiro programa de pós-graduação, nessa modalidade, que a UERN estará desenvolvendo. O produto dessa parceria com a UFRN e a CAPES tornará possível a formação de mais 17 doutores na a área da saúde.

CONHEÇA O PROGRAMA - O Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte celebram uma parceria de um programa de Doutorado Interinstitucional, referente à aprovação de proposta no Edital 05/2009, Ação Novas Fronteiras da CAPES.

O programa Dinter, instituído pela Portaria CAPES - DAV n° 067, de 14 de setembro de 2005, tem como objetivo viabilizar a formação de doutores fora dos grandes centros de ensino e pesquisa assegurando o padrão de qualidade requerido desse nível de curso. O Curso deverá ser oferecido por um programa com curso de doutorado já devidamente aprovado pela CAPES reconhecido pelo CNE/MEC.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde foi aprovado pela UFRN, Resolução nº. 021/2001-CONSEPE, de 17/04/2001, e pela CAPES, nível mestrado, inicialmente, de acordo com o Ofício nº ref. CAA/CTC/196, de 17/12/2001. Atualmente tem conceito 5 na CAPES e compreende um programa multi e interdisciplinar, com a intenção de atingir a transdisciplinaridade, interagindo com a Ecologia, Bioética, Teologia, Educação, Humanidades, Artes, Física, Química, Matemática, Oceanografia, Agronomia, Veterinária, Planejamento, Gestão e Política, Ciências Aplicadas e Básicas, entre outras disciplinas.

por: Mário Gerson Fernandes de Oliveira



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.