sábado, 21 de agosto de 2010

Brasil terá Observatório do Semiárido

Criação do observatório é um dos pilares do Plano Diretor 2008-2011 do Instituto Nacional do Semiárido (Insa). Portaria ministerial para instituição do observatório está para ser assinada.

Os principais pontos do marco institucional do Observatório do Semiárido Brasileiro foram definidos em uma oficina interinstitucional promovida pelo Insa em 29 e 30 de julho, em Campina Grande (PB). Na última quarta-feira, dia 18, uma mesa de diálogo debateu o tema durante a Segunda Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (Icid+18), que termina nesta sexta-feira, dia 20, em Fortaleza (CE).

Segundo o diretor do Insa, Roberto Germano Costa, uma proposta de portaria instituindo a iniciativa foi apresentada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Entre os pontos mais importantes do marco institucional do observatório, Germano destacou a ideia de um Conselho de Saberes Científico e Popular, no lugar do tradicional comitê técnico-científico.

O trabalho do Observatório do Semiárido Brasileiro visará "contribuir à formulação de políticas públicas contextualizadas e à formação de talentos profissionais comprometidos com as potencialidades da região a partir da compreensão da semiaridez como vantagem, visando ao desenvolvimento sustentável do semiárido", segundo o texto da proposta de portaria.

Ainda segundo Germano, o desenho institucional do observatório será aberto à participação de quaisquer instituições, públicas e privadas, com ou sem fins lucrativos, que atuem no semiárido. O observatório seria gerido por um comitê gestor (esse sim com representantes definidos na portaria) e seria secretariado pelo Insa.

(Vinicius Neder, do Jornal da Ciência)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.