terça-feira, 14 de setembro de 2010

IBGE disponibiliza novas imagens de radar da Amazônia e Nordeste



A partir desta terça-feira (14), os usuários de serviços de mapeamento, cartografia e avaliação de recursos naturais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) contarão com novas imagens de satélite da Amazônia Legal e da região Nordeste. As 2.100 imagens estão disponíveis no site do instituto.

As novas imagens possuem resolução de 20 metros, são recentes (obtidas entre abril e setembro de 2008) e passaram pelo processo de ortorretificação (tiveram deformações de relevo corrigidas e coordenadas geográficas incluídas). Elas cobrem 17 estados, somando uma área total de mais 6.300.000 km², o que corresponde a aproximadamente 74% do território nacional. 

As imagens foram adquiridas pelo Phased Array L-band SAR (Palsar), um sensor de radar de abertura sintética (SAR) que opera na banda L. Os sensores imageadores de radar como esses são especialmente úteis devido à sua capacidade de gerar imagens mesmo em regiões cobertas por nuvens, uma situação frequente nas regiões Norte e Nordeste do País. Além disso, as imagens ortorretificadas pelo IBGE têm dupla polarização, característica que permite uma melhor interpretação, pelo usuário, das informações contidas nas imagens.
O Palsar é um dos sensores a bordo do satélite Alos, lançado pela agência espacial japonesa (Jaxa) em janeiro de 2006.
Fonte: Portal Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.