quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Matemático brasileiro ganha prêmio por estudos sobre a teoria do caos


Um dos mais importantes prêmios científicos europeus foi concedido pela primeira vez a um brasileiro. O matemático Jacob Palis, presidente da Academia Brasileira de Ciências, está entre os vencedores dos Prêmios Balzan, idealizado pela fundação homônima.

Palis foi agraciado pelo seu trabalho com sistemas dinâmicos. O pesquisador do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) notabilizou-se por sua defesa da teoria do caos, que, segundo seus estudos, poderia ser usada até para administrar fenômenos aparentemente descontrolados, como o aquecimento global.

Também foi divulgado ontem o nome dos outros vencedores: o italiano Carlo Ginzburg foi agraciado por seu estudo da História europeia; o alemão Manfred Brauneck, pela pesquisa sobre teatro. O japonês Shinya Yamanaka, por sua vez, destacou-se pelo trabalho com células-tronco.

Cada um receberá o equivalente a R$ 1,6 milhão. Palis, em Londres, agradeceu aos colegas pelo reconhecimento:

- Muitas vezes este prêmio fica restrito aos europeus. No máximo, sai daquele continente para ser entregue a um americano. Por isso foi tão surpreendente ser lembrado - contou ao Globo. - A ciência brasileira vive um progresso excepcional. Quero dividir este momento com meus colegas do país, não só os matemáticos. Sou um produto deste meio, que está em franca evolução.

Fenômenos naturais poderiam ser controlados

Doutor honoris causa em universidades do Chile e da Inglaterra, Palis acredita que fenômenos naturais como o aquecimento global, embora respondam a um modelo de sistemas caóticos, podem ser controlados. Sua evolução varia de acordo com a condição inicial. Se a "partida" de um determinado sistema for diferente, sua evolução pode se dar de forma totalmente distinta.

Esta conclusão tem como base a teoria do caos, cuja origem remonta aos estudos do matemático francês Henri Poincaré (1854-1912). De acordo com levantamentos realizados a partir daí, boa parte dos fenômenos seria previsível, caso sua situação inicial fosse conhecida.

Palis, no entanto, reconhece a impossibilidade de controlar todos os fatores de um sistema caótico - o movimento dos astros ou a expansão de endemias, por exemplo. O brasileiro justificou essa dificuldade três anos atrás, em uma conferência em Madrid, afirmando que "a incerteza é muito comum em nossas vidas".

A Fundação Balzan, baseada em Milão e Zurique, entregará os prêmios em Roma, no dia 19 de novembro. A entidade foi criada em 1956 por Angela Lina Balzan em homenagem a seu pai, Eugenio. O jornalista italiano fugiu de seu país em 1933, para evitar que seu periódico fosse transformado em um meio de propaganda fascista.

A cada ano, a fundação determina as áreas prestigiadas com o prêmio. No ano que vem, será a vez de estudos sobre primórdios do Universo, História antiga, Iluminismo e biologia teórica.

(Renato Grandelle)

Fonte: Jornal da Ciência/O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.