quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Itamaraty quer pacto nuclear com japoneses

O Brasil está na fase final de negociação de um acordo de cooperação nuclear com o Japão, que deverá envolver troca de informações sobre todo o ciclo de produção de combustível nacional.

Segundo disse na terça-feira (16/11), em Washington, o embaixador do Brasil no Japão, Luiz Augusto de Castro Neves, a negociação está 90% finalizada. Ainda estão sendo acertadas salvaguardas "mais delicadas" sobre o acesso a dados dos dois países.

A expectativa é que o acordo com o Japão seja mais limitado do que o pacto bilateral que o Brasil tem na área com a Argentina.

O acordo nuclear com a Argentina é usado como defesa pelo Itamaraty contra as críticas geradas pela não adesão ao protocolo adicional do Tratado de Não Proliferação Nuclear da ONU.

O protocolo, rejeitado pelo Brasil, prevê maior acesso de inspetores a instalações nucleares. O país se nega a aderir por acreditar que isso viola a soberania nacional.

No caso argentino, o acordo prevê fiscalização mútua de usinas. As checagens são realizadas pela Abacc, agência de controle bilateral. (Andréa Murta)

Fonte: Folha de SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.