sábado, 25 de junho de 2011

Brasil sedia Conferência internacional de biotecnologia florestal - IUFRO


Tree Biotechnology 2011 é apontado como o principal evento mundial nessa área e reunirá pessoas de 30 países.

Pela primeira vez o Brasil e a América Latina serão sede da conferência internacional Iufro Tree Biotechnology 2011, tido como evento mais importante do mundo na área de biotecnologia florestal, promovido há mais de 20 anos pela União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal (Iufro, sigla em inglês). A Embrapa e a Veracel Celulose S.A. serão as instituições hospedeiras da conferência, que ocorre de domingo (26) a 2 de julho, no Centro de convenções do Ecoresort Arraial d'Ajuda, em Arraial d´Ajuda, distrito de Porto Seguro, BA.

A Iufro é uma rede global não governamental e sem fins lucrativos que reúne cientistas florestais de vários países para promover cooperação técnica e ampliar o conhecimento sobre aspectos econômicos, sociais e ecológicos relacionados a florestas e árvores. Este ano, a conferência terá como tema De genomas à integração e geração de resultados e deve ter a participação de cerca de 500 pessoas, sendo 300 brasileiros e 200 de outros países.

Ano Internacional das Florestas declarado pela ONU - A conferência ganha ainda mais importância em 2011, declarado pela Organização das Nações Unidas como o Ano Internacional das Florestas. O objetivo é incrementar a conscientização mundial sobre a importância do manejo sustentável dos recursos florestais e a promoção do evento contribuirá significativamente para os propósitos da Embrapa de intensificar o apoio a atividades na área florestal.

Segundo o pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e presidente da comissão organizadora do evento no Brasil, Dario Grattapaglia, a realização da conferência Iufro converge para a internacionalização do Brasil e sua consolidação como um importante ator mundial em biotecnologia florestal.

"É a primeira vez que esta conferência acontece na América Latina e a segunda no hemisfério sul. E, por isso, é uma oportunidade muito importante para o País aumentar a sua visibilidade no cenário internacional na área de biotecnologia florestal", ressalta.

O Brasil tem alguns dos mais extensos e diversos ecossistemas florestais naturais no mundo e é líder em produtividade de florestas plantadas que suprem biomassa florestal de forma sustentável para as mais variadas aplicações industriais.

A proporção de floresta plantada no Brasil, entretanto, ainda é modesta e as previsões da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação - FAO são de um crescimento massivo e acelerado para os próximos 20 anos em vista da demanda crescente em bioenergia, sequestro de carbono e crescimento da população humana.

Esse crescimento e a manutenção da competitividade da indústria brasileira de base florestal vão requerer o desenvolvimento crescente de materiais genéticos com amplo espectro de adaptação e qualidade da madeira. Por isso, como explica Grattapaglia, a biotecnologia terá um papel cada vez mais importante nesse processo. Segundo ele, a realização da conferência Iufro no Brasil será uma oportunidade ímpar de capacitação, atualização e estabelecimento de interações para a crescente comunidade científico-tecnológica brasileira em biotecnologia florestal.

A conferência está organizada em nove sessões cobrindo uma ampla gama de áreas de interesse em biotecnologia, biologia molecular e genômica populacional de espécies florestais.

Mais informações sobre a conferência, incluindo inscrição, prazos para apresentação de trabalhos etc. podem ser obtidas no endereço:http://www.treebiotech2011.com.

Fonte: Ascom Embrapa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.