segunda-feira, 20 de junho de 2011

Fortaleza será a capital da inovação a partir de hoje


Evento da Anpei reúne mais de 800 integrantes da comunidade brasileira e internacional da pesquisa e inovação tecnológica. Ministro Aloizio Mercadante, participa da solenidade de abertura, às 14h30.

Começa hoje (20), no Centro de Convenções de Fortaleza (CE), a 11ª Conferência Associação Nacional de Pesquisas e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) que, sob o tema Redes de Inovação e Cadeias Produtivas, trata de um conjunto de pautas relativas à atualidade científica e tecnológica nos mais diferentes campos do conhecimento, em especial o desenvolvido pela indústria nacional e regional.

Considerado o maior e mais importante evento destinado ao debate do tema inovação, a 11ª Conferência Anpei reúne mais de 800 líderes empresariais, pesquisadores, analistas, consultores e gestores de todas as partes do País e também do exterior.

Por três dias, a capital cearense será o centro das atenções de todos aqueles que pensam a inovação e, por consequência, o futuro das diversas áreas da atividade humana no Brasil.

Na manhã de hoje (20), como preâmbulo dos trabalhos, haverá um painel destinado especificamente às pequenas empresas. Com o título Papel das Micro e Pequenas Empresas na Formação de Redes de Inovação e Cadeias Produtivas, estará em discussão as maneiras como os pequenos empresários trabalham a inovação em seus negócios. Com o patrocínio Sebrae, o debate envolverá ainda os gargalos enfrentados por esse segmento empresarial na obtenção de instrumentos para financiar suas necessidades de inovação tecnológica.

Após se conhecer os desafios e oportunidades de inovação das pequenas empresas, na parte da tarde ocorre a abertura oficial do evento com a presença confirmada do ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, que deve detalhar as propostas de seu ministério para estimular a pesquisa e a inovação tecnológica, e com o pronunciamento de todos os atores envolvidos no tema.

No fim da tarde, está programada a primeira palestra a cargo de Carlos Fadigas de Souza, representante do Grupo Odebrecht, um dos líderes em inovação no País. Em seguida haverá um debate sobre as ideias e conceitos propostos.

Os trabalhos do segundo dia (21) da 11ª Conferência Anpei serão abertos com a colocação dos desafios do setor privado para a inovação. O tema será Nova Política de Inovação: Tópicos Voltados para a Iniciativa Privada. Na sequência, ocorre a esperada palestra do engenheiro alemão Michael Weinhold, considerado um dos maiores especialistas mundiais no campo da inovação, que antecipará como será o futuro da inovação tecnológica na palestra Os Desafios do Futuro: O Papel das Inovações.

Weinhold é diretor de Tecnologia e responsável pelo Departamento de Tecnologia e Inovação do Setor de Energia da Siemens, empresa que lhe outorgou o Prêmio Inventor do Ano. Em seguida ocorrem as reuniões dos diversos comitês da Anpei.

Já no período da tarde de amanhã (21) é a vez de se conhecer em detalhes os principais ´cases' de inovação selecionados para o evento. Nesse ano, os destaques ficam por conta do minicompressor Embraco, produto que abre um leque único de aplicações e a nova formulação de uma poliamida de alta fluidez da Rhodia, ambos produtos que estão sendo lançados à nível mundial.

O teste para influenza H1N1, gripe suína, desenvolvido pelo Grupo Fleury e a extração de óleo de peixe rico em Ômega 6 de vísceras de tilápia da empresa Piscis completam os ´cases' de destaque.

Além desses, 36 outros cases de sucesso, de igual nível - contemplando empresas dos segmentos do agronegócio, automotivo, petroquímico, metalúrgico, borracha, eletro-eletrônico sustentabilidade e outros - complementam o cerne da Conferência, nos dias 21 e 22.

Mais informações no site da Anpei: www.anpei.org.br ou envie mensagem para anpei@anpei.org.br. Telefone para contato: (11) 3842-3533.
(Acadêmica Comunicação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.