segunda-feira, 18 de julho de 2011

Maranhão já se organiza para receber a SBPC 2012


A 64ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência será em São Luís, que completa 400 anos em 2012. O prefeito da capital e o reitor da UFMA estiveram na 63ª edição, em Goiânia. Única capital brasileira fundada por franceses, São Luís (MA) completa 400 anos em 2012. No ano dessa festa, a 64ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência desembarcará na capital maranhense para discutir as perspectivas do setor.

Para divulgar o evento, o prefeito de São Luís, João Castelo, e o reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado, estiveram presentes no último dia da 63ª edição, nesta sexta-feira (15), em Goiânia (GO). Para o prefeito, o legado científico e cultural será a marca do encontro. "Em 2012 vamos brindar os ludovicenses (gentílico da cidade) com o maior encontro de cientistas do Brasil, e a comunidade científica será recebida com muita alegria e conhecerá o berço da cultura", afirmou Castelo.

A comitiva da prefeitura de São Luís visitou os 1,6 mil metros quadrados do pavilhão do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) na ExpoT&C. "No encontro do ano que vem discutiremos como a cultura e ciência juntas podem ajudar no desenvolvimento do país. A universidade possui toda a estrutura para ser a anfitriã de um evento deste porte", afirmou o reitor Natalino Salgado.

A universidade já sediou uma edição da SBPC em 1995. Estima-se que o encontro receba 25 mil participantes. O tema de 2012 ainda não foi definido. A decisão, segundo o reitor, será anunciada até o fim de agosto.

São Luís em Goiânia - Durante o encontro deste ano, em Goiânia, a prefeitura de São Luís montou um estande para divulgar a cidade. Ludovicenses vestindo roupas típicas convidaram os visitantes a participar do encontro do ano que vem. Foi distribuída uma pequena amostra da gastronomia local: o doce de espécie. Feito à base de coco e farinha, o quitute é distribuído na Festa do Divino.

São Luís é rica em diversidade: brincadeiras da cultura popular, como o bumba-meu-boi, ritmos que vão desde o tambor de crioula ao reggae e a rica gastronomia herdade dos portuguesas, holandeses e franceses que ocuparam a capital do Maranhão no início da colonização. A cidade reúne o maior conjunto arquitetura de origem portuguesa fora de Portugal. Reconhecida como patrimônio da Humanidade pela Unesco, será a a Capital Americana da Cultura em 2012.

Fonte: Ascom do MCT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.