sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Indicação do filme brasileiro ao Oscar 2010

O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria do Audiovisual, vai anunciar hoje, 18 de setembro, a partir das 12h, o nome do filme escolhido para representar o Brasil na disputa por uma indicação ao Oscar 2010.

O anúncio será feito pelo secretário do Audiovisual, Silvio Da-Rin, durante entrevista coletiva à imprensa, imediatamente após a decisão da Comissão Especial de Seleção, que estará reunida desde às 10h, no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro.

A comissão é composta pelo secretário e por personalidades consagradas no meio cinematográfico: o crítico de cinema Carlos Alberto Mattos, o produtor Beto Rodrigues, a professora e pesquisadora Ivana Bentes, o diretor e cineasta Carlos Gerbase e o exibidor Luiz Gonzaga De Luca.

Dez filmes brasileiros estão concorrendo a uma indicação para a categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira. Entraram na disputa: A Festa da Menina Morta, de Matheus Nachtergaele; Besouro, de João Daniel Tikhomiroff; Budapeste, de Walter Carvalho; Feliz Natal, de Selton Mello; Jean Charles, de Henrique Goldman; O Contador de Histórias, de Luiz Villaça; O Menino da Porteira, de Jeremias Moreira; Salve Geral, de Sérgio Rezende; Se Nada Mais Der Certo, de José Eduardo Belmonte; e Síndrome de Pinnochio - Refluxo, de Thiago Moyses.

Menos de 10% dos filmes brasileiros exibidos no primeiro semestre de 2009 se inscreveram para concorrer a uma vaga para o cobiçado prêmio. Do total de 108 filmes, só dez se apresentaram para disputar uma indicação para a 82ª Premiação Anual promovida pela Academy of Motion Pictures Arts and Sciences, o Oscar 2010.

O riso não inspirou nenhum dos diretores concorrentes. Mas as aventuras, dramas policiais e registros históricos são alguns dos temas presentes nas dez produções nacionais que disputam a estatueta. Ganhar um Oscar - considerado um dos maiores prêmios do cinema mundial - significa emplacar uma bilheteria com retorno garantido em todos os países do mundo, além de ter o nome inscrito e consagrado para sempre nos anais da sétima arte.

Os dez diretores brasileiros, estreantes e não-estreantes, buscaram traduzir a identidade brasileira nas histórias povoadas por personagens reais ou imaginários e com essa singularidade conquistar a Academia de Hollywood. O filme nacional escolhido concorrerá com produções de mais de 95 países à indicação final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.