terça-feira, 15 de setembro de 2009

Chile decide adotar padrão nipo-brasileiro de TV Digital

A criação de um modelo de TV Digital comum na América Latina ganhou forte impulso nesta segunda-feira (14) com a assinatura do acordo de cooperação técnica entre Brasil e Peru e o anúncio do Chile de adesão ao ISDB-T (Integrated Services Digital Broadcasting Terrestrial), como é chamado o padrão de TV Digital aberta nipo-brasileiro. A avaliação é do ministro das Comunicações, Hélio Costa, e foi feita após a assinatura do convênio, em solenidade realizada em Brasília, com a presença do ministro de Transportes e Comunicações do Peru, Enrique Cornejo.

“Estamos caminhando para um grande sistema sul-americano de televisão digital, com a adesão do Peru, Argentina e Chile”, disse Costa. Ele revelou que a expectativa é que, em outubro, Venezuela também faça o anúncio formal de sua decisão pelo sistema. “Isso vai facilitar todo o intercâmbio dos países do cone sul. Não apenas o intercâmbio comercial, mas também cultural, artístico e tecnológico”, comentou.

“Tomamos a decisão correta e no momento correto. Agora vemos que a Argentina, há três semanas, e agora o Chile, fizeram o mesmo. Estamos seguros que outros países também vão tomar a mesma decisão”, afirmou Enrique Cornejo. “Vamos apontando para a construção de um sistema tecnológico sul-americano, que permitirá maior integração entre nossos países”. O ministro peruano comentou que a TV Digital é potencialmente “um poderoso instrumento de inclusão social”.

Técnicos garantem vantagens do modelo aceito e aperfeiçoado pelo Brasil

Os dois ministros de Estado anunciaram, ainda, a realização do 1º Fórum Latino-Americano de TV Digital, que começa a partir da próxima segunda-feira, 21 de setembro, em Lima, capital do Peru. O evento terá a participação de autoridades e técnicos peruanos, brasileiros, japoneses, além de argentinos e do Chile, cuja decisão pelo mesmo padrão de TV Digital aberta foi comemorada por autoridades brasileiras.

A decisão do Chile não chegou a surpreender diplomatas e técnicos brasileiros, que já haviam recebido sinalizações do governo da presidente Michele Bachelet sobre a simpatia pelo modelo nipo-brasileiro. Mas veio rápida, após inúmeras reuniões e visitas, inclusive de Hélio Costa, que esteve no país em abril. Em fevereiro, ele também foi a Lima para reuniões com o presidente Alan Garcia e o próprio Cornejo. Em abril, o governo peruano anunciou sua decisão. Em agosto, foi a vez da Argentina.

Em todos os três casos, pesaram os argumentos técnicos sobre as vantagens do modelo adotado e aperfeiçoado pelo Brasil. De acordo com o ministro peruano, foram levados em consideração três critérios para a tomada de decisão: vantagens tecnológicas, econômicas e de cooperação.

Enrique Cornejo disse que a adoção do padrão ISDB-T foi embasado em estudos técnicos que ocorreram nos últimos dois anos, que confirmaram e apontaram as vantagens do sistema de TV nipo-brasileiro sobre os dois principais concorrentes, ASTC (americano) e DVB (europeu).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.