sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Mudança de operadora alcança hoje três milhões de pedidos

A facilidade de trocar a operadora de telefonia, sem mudar o número do aparelho, deve completar hoje (18) a casa dos três milhões de usuários brasileiros. A implantação da chamada “portabilidade numérica” completou um ano em 1º de setembro. Até a meia noite do dia 16 de setembro, exatos, 2.971.135 brasileiros solicitaram a mudança das empresas de telefonia. Desse total, 35% são usuários de telefonia fixa e 65% de telefonia móvel.

Ao todo, 2.207.621 mudanças já foram efetivadas de acordo com a Entidade Administradora da portabilidade numérica, ABR Telecom (Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações). O recorde atual foi no mês de agosto, quando os pedidos de migração ultrapassaram os 400 mil, envolvendo usuários de telefonia móvel e fixa. Outra marca para o serviço foi alcançada em 9 de setembro, quando os pedidos de portabilidade de telefonia fixa ultrapassaram a casa de um milhão de solicitações.

Regulamento - Desde 2 de março deste ano, todos os 5.565 municípios brasileiros contam com o serviço. A data é emblemática porque foi prevista pelo regulamento da Anatel, que exigia a abrangência para todo o País até 13 de março. Desta forma, o cronograma foi cumprido com 11 dias de antecedência. Hoje, os 67 DDDs do país têm disponibilidade da troca de operadora mantendo o número de identificação do telefone. Uma restrição é que a troca só pode ocorrer dentro do mesmo DDD.

Para efetuar o serviço, o usuário deve se dirigir à nova operadora telefônica que escolher (veja relação dos documentos no box). Os consumidores devem exigir sempre o número do protocolo no momento da solicitação. Além de comprovante, o protocolo serve para o usuário acompanhar o andamento do processo de transferência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.