A precariedade de preservação da caverna de Governador Dix-Sept Rosado conhecida popularmente como Poço Feio, poderá determinar a sua interdição nos próximos dias por agentes do IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e ICMbio - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Segundo foi constatado por um grupo de pesquisadores que visitou a caverna no último final de semana, as visitações, principalmente nos finais de semana, vem provocando a depredação de forma incontrolável, com pichações, muito lixo no seu interior, fogueiras e outras ações prejudiciais ao meio ambiente.
Segundo o Chefe do Escritório local do ICMbio, Darcy Santos, a cobrança de entrada na propriedade para permitir o acesso ao local é uma irregularidade, tendo em vista que não existe nenhum plano de manejo para preservar a caverna que, juridicamente, pertence a União, por ser um patrimônio espeleológico e por estar dentro de Área de Preservação Permanente do Rio Mossoró.
As ações que os dois órgãos federais poderão desenvolver no local vão da interdição até a proibição da cobrança e exigência de elaboração de um plano de manejo, prevendo uma campanha de educação ambiental para os freqüentadores que estão depredando totalmente o patrimônio natural da cidade de Governador Dix-Sept Rosado.
Foram constatadas na área várias irregularidades, como fogueiras para churrasco (feitas com a própria vegetação local), muito lixo (garrafas pet, cacos de vidro, preservativos usados, latinhas de cerveja etc) no interior da caverna e dentro da área usada para o banho. Havia no local neste último final de semana, cerca de 60 pessoas, que foram para lá em busca de lazer, sem que tenha sido feito nenhuma pesquisa de capacidade de carga que determinasse o número de pessoas que a caverna suporta. O Rio Mossoró também vem sofrendo com essa demanda para a caverna, tendo em vista que nessa área ele está totalmente assoreado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.