quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Brasil apresenta projeto de biocombustíveis ao continente africano


Representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) vão participar da primeira etapa de seminários técnicos sobre biocombustíveis em capitais de sete países africanos, no período de 19 de outubro a 2 de novembro. Essa agenda é parte das ações de apoio do Brasil aos países em desenvolvimento na área de energias renováveis. Integram a missão técnicos do Mapa, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Ministério das Relações Exteriores e do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).  

Nesta primeira fase de seminários, a cada dia, o encontro será em um desses países: África do Sul, Angola, Botsuana (sede da Associação Regional dos Países da África Austral), Moçambique, Tanzânia, Zâmbia e Zimbábue. “A escolha dos países obedeceu a critérios relacionados ao grau de avanço dos programas nacionais de produção”, explica o assessor do Departamento de Cana-de-Açúcar e Agroenergia, José Nilton de Souza Vieira, representante do Ministério da Agricultura na missão. Segundo ele, a ideia é que os seminários sejam periódicos e contemplem diferentes regiões a cada edição. 

“A rotina diária de palestras será a mesma, pela manhã, abordaremos questões políticas, relacionadas aos aspectos gerais da experiência brasileira em biocombustíveis. Na parte da tarde será detalhada a elaboração de um zoneamento agroecológico como instrumento para aumentar a produtividade na agricultura, requisito fundamental para a harmonia entre a produção de alimentos e a de biocombustíveis”, detalha José Nilton.

Participantes - O público-alvo dos seminários reúne órgãos governamentais envolvidos com políticas nacionais de bioenergia, membros da comunidade científica e acadêmica, empresários do setor de biocombustíveis, representantes de organizações patronais (produtores, câmaras setoriais) e outras lideranças na área de energia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.