quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Restaurantes populares oferecem 160 mil refeições diárias

Almoçar ao custo simbólico de R 1,00 ou R 2,00 já é realidade em 70 Restaurantes Populares em todo o País. O número foi alcançado com a inauguração do Restaurante Popular de Guarujá (SP), no dia 7 deste mês. O estado lidera com 13 unidades, seguido de Minas Gerais com 12. Separados por região, a Sudeste tem 31 restaurantes e a Nordeste tem 20. Em seguida vem a região Sul com 11 e a Norte com 5; a região Centro-Oeste conta com uma unidade no Distrito Federal e outras duas no Mato Grosso (veja nesta página lista por estado).

Capitaneado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) o 70º Restaurante Popular, assim como os demais, conta com recursos do governo federal em parceria com estados e municípios. Agora, em todo o País, já são cerca de 160 mil refeições servidas, diariamente, nesses restaurantes. 

Pesquisa realizada no ano passado aponta a satisfação dos usuários dos restaurantes. Coordenada pela Fundação de Desenvolvimento da Universidade de Campinas (Funcamp), a pesquisa ouviu 4.400 usuários de 11 restaurantes de 8 estados. Na avaliação geral, 94,8% consideraram ótimo ou bom. O levantamento mostrou ainda que 28% dos entrevistados não têm renda e 23,2% recebem entre R 201,00 a R 450,00. Ou seja, mais de 50% são pessoas sem condições de pagar por uma alimentação em outro lugar. 

Programa - Os Restaurantes Populares fazem parte dos programas gerenciados pela Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan), do MDS. São unidades destinadas ao preparo e à comercialização de refeições oferecidas a preços acessíveis à população. São localizados preferencialmente em grandes centros urbanos de cidades com mais de 100 mil habitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.