sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Projeto idealizado no Brasil Império começa a se materializar

Há mais de um século, o imperador D. Pedro II, ao visitar o Nordeste e conhecer de perto o flagelo da seca, anunciou que gastaria até a última joia da coroa para garantir águas aos nordestinos.

Coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com o Ministério da Integração Nacional, nasce o Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (PRSF), com prazo de execução de 20 anos. Suas ações estão inseridas no Programa de revitalização de bacias hidrográficas com vulnerabilidade ambiental do Plano Plurianual (PPA 2004/2007) e será complementado por outras ações previstas em vários programas federais do PPA. 

O programa se divide em cinco linhas de ações, em conformidade com o Plano de Atividade e Metas (PAM): gestão e monitoramento; agenda socioambiental; proteção e uso sustentável de recursos naturais; qualidade de saneamento ambiental e economias sustentáveis. 

A integração do Rio consiste no desvio de 26,4 m³ de água por segundo para dois canais de captação - o Norte e o Leste, sem desvio do curso do Rio. Isto representa apenas 1,4% da vazão, sem prejuízo ao rio e a seu uso atual. 

Dois canais estão sendo construídos. O Eixo Norte, que levará água para os sertões de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. O Eixo Leste, que beneficiará parte do sertão e a região agreste de Pernambuco e a Paraíba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.