sexta-feira, 5 de março de 2010

Banco alemão vai financiar projeto Megawatt Solar

Representantes do banco de fomento alemão KfW e a diretoria da Eletrosul Centrais Elétricas assinam hoje (05/03), termo de compromisso para financiamento do projeto que vai dotar o prédio sede e os estacionamentos da empresa, localizados em Florianópolis (SC), de placas fotovoltaicas para geração de energia elétrica a partir da luz do sol. 

Intitulado de Megawatt Solar, o projeto representa uma parceria entre Eletrosul, Eletrobrás, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC),GTZ, Instituto Ideal e o banco alemão KfW. Além do repasse de 2,8 milhões de euros (cerca de R 7 milhões) a fundo perdido, o acordo a prevê a cooperação técnica entre as instituições. Para a implantação do projeto, serão necessários cerca de R 13 milhões, segundo o diretor de Engenharia da Eletrosul, Ronaldo Custódio. 

Os sistemas serão implantados no telhado do edifício e nos estacionamentos de veículos – algo em torno de 8 mil m² - e deverão gerar anualmente, em média, 1,2GWh, o equivalente a um consumo anual de cerca de 400 residências. Com a implantação este será o primeiro prédio público brasileiro a ser abastecido por energia fotovoltaica em grande escala. O projeto pretende vender a energia gerada para consumidores livres e especiais interessados em vincular a sua imagem à produção de energia limpa. 

A Eletrosul Centrais Elétricas S.A. é a subsidiária da Eletrobrás que atua na transmissão e geração de energia elétrica nos estados do RS, SC, PR e MS. Com sede em Florianópolis (SC). 

(ACS-ELETROSUL/ambientebrasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.