A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara Federal elegeu para presidente o deputado Jorge Khoury (DEM-BA). Ele substitui o deputado Roberto Rocha (PSDB-MA).
Khoury disse que fará um levantamento dos assuntos em tramitação na comissão para decidir o que será possível analisar em ano de eleições. Ele prevê, no entanto, que propostas importantes, como as relacionadas à mudança climática, não ficarão fora do debate.
O deputado Jorge Khoury assume como uma de suas bandeiras selar o entendimento entre ambientalistas e ruralistas. Para tanto, ele afirmou que pretende conversar com o setor produtivo, entidades de classes, governos federal e estaduais, universidades, além de outros segmentos da sociedade. “Não há como separar os temas ambientais dos assuntos econômicos”, explicou.

Outra proposta a ser debatida pelo deputado, quando presidente, é a que cria uma Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais. Ele lembrou que muitos países já adotam esta política.
A posse do deputado Jorge Khoury na Comissão de Meio Ambiente foi bastante prestigiada. Segundo o deputado ACM Neto, Khoury é um político íntegro, que merece o respeito de todos, inclusive dos adversários.
Sobre o Deputado Jorge Khoury
Na Câmara dos Deputados, atuou como Presidente da Comissão de Finanças e Tributação; Relator Setorial da Integração e Meio Ambiente do Orçamento Geral da União (OGU/2001); foi Membro Titular da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, bem como suplente da Comissão de Finanças e Tributação, além da Comissão de Desenvolvimento Urbano. Exerceu a função de Relator da Subcomissão da Reserva Legal (RL) e Zoneamento Ecológico e Econômico (ZEE) e encontra-se como Relator da Política Nacional de Pagamentos pelos Serviços Ambientais (PSA); atuou como Relator da Receita do Orçamento Geral da União – OGU/2009; foi Membro Titular da Comissão de Mudança Climática, indo inclusive à COP-15 (Conferência do Clima da ONU, em Copenhague), como Delegado Brasileiro. Jorge Khoury licenciou-se do seu segundo Mandato e atuou como Secretário da Indústria, Comércio e Mineração, vindo a licenciar-se novamente, no seu quarto Mandato, para criar e ser o primeiro Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, no Estado da Bahia. Nesse quinto período, foi eleito Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.
(Fonte: ambientebrasil)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.