sexta-feira, 5 de março de 2010

Saúde usará e-mail para avisar sobre datas de vacinação contra gripe A (H1N1)


A segunda fase da campanha publicitária do Ministério da Saúde sobre a vacinação contra gripe A (H1N1) começa a ser veiculada nacionalmente nesta quinta-feira (4) e vai até o dia 14 de março. A novidade é que o ministério vai usar e-mails para avisar as pessoas sobre a data em que poderão tomar a vacina. Ao todo, haverá doses disponíveis para 91 milhões de pessoas. A expectativa é imunizar pelo menos 80% desse público.

A vacinação em todo o País vai de 8 de março e 21 de maio, dividida em sete etapas, cada uma voltada para um público específico. As datas estão vinculadas a um calendário, dividido por grupos prioritários: trabalhadores da área de saúde, gestantes, doentes crônicos e crianças de seis meses a dois anos, idosos (mais de 60 anos) com doenças crônicas e população de 20 a 29 anos. 

A partir de 8 de março, os interessados poderáo cadastrar seu endereço eletrônico na página do Ministério da Saúde, para receberem os avisos de vacinação, de acordo com o grupo a que pertencem ou no qual tem interesse. O serviço estará acessível também em sites comerciais onde a campanha será veiculada. 

Esta segunda fase da campanha do Ministério da Saúde inclui filmetes com o ator Marco Nanini, que começam a ser veiculados nesta quinta-feira. Serão distribuídos, ainda, 100 mil cartazes e 1 milhão de folders com as datas em que cada grupo deverá receber as doses, além do reforço das medidas de prevenção que todos os brasileiros devem adotar no dia-a-dia.

Na primeira fase, além da publicidade voltada para a vacinação, o Ministério da Saúde divulga, desde 22 de fevereiro, campanha de prevenção da gripe pandêmica. 

As peças da campanha já veiculadas ou em veiculação estão disponíveis no Portal Saúde:www.saude.gov.br. São 125 mil cartazes e 1 milhão de folders. Todo material impresso das duas campanhas é enviado às secretarias estaduais de Saúde, que farão a distribuição aos municípios. 

No Norte e Nordeste, onde o período de chuvas concentra-se no primeiro semestre do ano, a campanha publicitária voltada para prevenção de gripe pandêmica foi antecipada. As peças publicitárias começaram a ser veiculadas nessas duas regiões no dia 8 de fevereiro.

Calendário de vacinação:

De 8 a 19 de março: trabalhadores da rede de atenção à saúde e profissionais envolvidos na resposta à pandemia, além da população indígena;
De 22 de março a 2 de abril: gestantes, doentes crônicos e crianças de seis meses a dois anos;
De 24 de março a 7 de abril: idosos (mais de 60 anos) com doenças crônicas;
De 5 a 23 de abril: população de 20 a 29 anos;
De 10 a 21 de maio: população de 30 a 39 anos.

Fonte:
Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.