quinta-feira, 11 de março de 2010

FENAJ convoca mobilização nos estados para agilizar instalação de Comissão Especial


Após a criação da Comissão Especial da Câmara dos Deputados que analisará a Proposta de Emenda Constitucional 386/09, a PEC do Diploma, por ato do presidente da Casa, Michel Temer (PMDB/SP), a FENAJ está convocando os Sindicatos dos Jornalistas intensificarem a mobilização para que tal comissão seja instalada. A ideia é procurar, nos estados, os líderes de bancadas e blocos para que façam as indicações para a composição da comissão.

A Comissão Especial que vai avaliar a Proposta de Emenda à Constituição 386/09, que restabelece a obrigatoriedade do diploma de Jornalismo para o exercício da profissão, de autoria do deputado Paulo Pimenta (PT-RS), será composta por parlamentares indicados pelos líderes do Governo, da Oposição e de partidos e blocos.

Coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa do Diploma e autora da proposta de constituição da Comissão Especial, a deputada Rebecca Garcia (PP/AM), já foi indicada pela liderança de seu partido. "Com a criação da Comissão, precisamos que ela seja instalada o mais rápido possível para darmos celeridade aos trabalhos. Assim que tivermos a composição, poderemos começar a trabalhar", afirma a parlamentar.

José Carlos Torves, diretor da FENAJ, destaca que a estratégia da entidade, de contato com os parlamentares em suas bases, foi correta e vitoriosa com a aprovação das PECs que tramitam na Câmara e no Senado pelas respectivas comissões de Constituição e Justiça. “Precisamos, mais uma vez, nos mobilizar para seguir a nossa luta em defesa do diploma”, destaca.

Caso não haja indicação dos membros da Comissão pelos líderes partidários, ela fica parada. “Como estamos em um ano eleitoral, precisamos de uma mobilização urgente nos estados para que os lideres indiquem os nomes que irão compor a Comissão, porque pretendemos que a PEC seja votada até o final de maio em plenário”, explica o sindicalista. Por isso a FENAJ encaminhou aos 31 Sindicatos da categoria a relação dos líderes partidários a serem procurados.

Fonte: FENAJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.