segunda-feira, 10 de maio de 2010

Utilização de plantas em tratamento de doenças é tema de debate na UFRJ


A utilização das plantas para tratamento de doenças faz parte da cultura popular há séculos. A utilização das plantas medicinais na prática clínica se torna cada vez mais comum.

Especialistas se reuniram na VI Jornada de Nutrição, organizada pelo Instituto de Nutrição Josué de Castro, no Centro de Ciências da Saúde, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, para debater o emprego das plantas na medicina.

Um dos desafios, de acordo com a pesquisadora do Laboratório de Bioquímica Nutricional do Instituto de Nutrição Josué de Castro, da UFRJ, Glorimar Rosa, é que por se tratarem de produtos naturais, muitas pessoas acreditam que não há efeitos colaterais. “Pelo fato de ser natural, as pessoas acreditam que ‘se não fizer bem, mal não faz’. Não é bem assim. Um chá, se for muito concentrado, pode ter um efeito indesejável”, explica.

A reposição hormonal com a linhaça foi citada pela professora como uma das possibilidades de utilização da fitoterapia. “Ela é rica em lignanas, que são fitoestrógenos. Pode ser utilizada na reposição hormonal, sem alguns efeitos, como o câncer de mama. Através da fitoterapia, o tratamento pode ser feito de forma mais suave”, destacou Glorimar.

Fonte: Ambientebrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.