terça-feira, 11 de maio de 2010

Projetos ambientais reduzirão impacto de obras na BR-101


O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) vai implantar cerca de 20 programas ambientais em dois trechos da obra de duplicação da BR-101, com o objetivo de reduzir os impactos causados pela instalação dos canteiros de obra. A ordem de serviço do lançamento do primeiro trecho da obra foi assinado na última sexta-feira (7), pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Recife.Segundo o Dnit, o próximo passo a ser feito é contratar a gestora ambiental responsável por administrar o conjunto de programas referentes aos critérios ambientais.

A duplicação dos dois trechos da BR-101 se estende por 649 quilômetros, ligando o município Palmares (PE) até o entrocamento da rodovia com a BR-324, em Conceição do Jacuípe, na Bahia, passando pelos estados de Alagoas e Sergipe.

Os critérios para a realização das obras pretendem o meio ambiente e a população local. Segundo o coordenador do Dnit responsável pela área de meio ambiente para a rodovia, Marco Borba, os 20 programas foram decididos a partir do estudo de impacto ambiental feito pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

“O Ibama já liberou duas licenças de instalação de canteiro de obras, impondo realização de execução de, aproximadamente, 20 programas ambientais repetidos nos dois trechos. Assim como as condicionantes preveem ações visando à proteção da flora e da fauna e ao monitoramento de qualidade do ar e da água, desenvolvem também programas de prevenção a queimadas e acidentes com cargas perigosas”, afirmou Borba.

Está prevista também a realocação de pessoas que moram nos locais da obra e que serão afetadas pelos trabalhos da duplicação. “Por exigência da Fundação Palmares, avaliaremos os impactos diretos e indiretos sobre os quilombolas. Há também ações com o objetivo de proteger as comunidades indígenas, bem como de monitoramento e salvamento de bens arqueológicos”, acrescenta.

Segundo o coordenador, os impactos negativos sobre as populações serão amenizados com a aplicação de medidas mitigadoras pré-estabelecidas nos programas. As obras devem durar cerca de três anos.

Fonte: Portal Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.