segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Indicação de Mercadante para ministro da C&T é dada como certa


O nome de Mercadante foi dado como certo em diversos veículos de imprensa ao longo do fim de semana. A assessoria do senador informou nesta segunda-feira ao JC que ele se pronunciará somente após a confirmação oficial por parte da equipe de transição. A relação entre PT e PMDB tem gerado turbulências nas negociações para a composição do novo ministério.

Existe, porém, a confirmação extraoficial de que Mercadante foi convidado por Dilma e aceitou o cargo. Na sexta-feira, dia 3, o senador viajou a Brasília especialmente para reunir-se com a presidente eleita (na quinta-feira, dia 2, ele retornara para São Paulo). Segundo nota publicada no site da revista de negócios "Exame", no voo de sexta-feira, Mercadante lia relatórios relativos ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

Com a escolha de Mercadante, o MCT passa da influência do PSB para a do PT. Em entrevista ao "JC e-mail" em 24 de novembro, o ministro da C&T, Sergio Rezende, decidido a deixar o cargo antes mesmo das eleições, informou que o processo de transição do MCT está bem encaminhado. 

Se, diferentemente de Rezende, não pode ser considerado membro da comunidade científica, Mercadante integra a comunidade acadêmica, ainda que esteja dela afastado. O senador é formado em economia, com mestrado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), de onde é professor licenciado. Segundo sua biografia publicada em site oficial, ele também é professor licenciado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Na carreira política, Mercadante foi eleito deputado federal pela primeira vez em 1990. Em 1994, foi candidato a vice-presidente na chapa encabeçada por Luiz Inácio Lula da Silva. Voltou à Câmara dos Deputados depois de ser eleito em 1998. Em 2002, foi eleito senador. Segundo reportagem do portal "iG", o projeto político do futuro ministro da C&T inclui a candidatura à prefeitura de São Paulo, em 2012.

Fonte: Jornal da Ciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.