sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Programa Despoluir reinicia avaliações em Mossoró


A frota de ônibus do transporte público de passageiros de Mossoró passará, novamente, por um programa de melhoria da qualidade do ar e redução de poluentes. Segundo informações da FETRONOR, Federação da Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste, o Programa Despoluir tem como objetivo combater a emissão de poluentes no setor de transporte de passageiros, através do monitoramento da frota de ônibus em circulação na cidade.

De 4 à 6 de fevereiro, o Programa tem como meta vistoriar 100% da frota de ônibus de Mossoró, estimada em 40 veículos no total. Durante o ano de 2010 o programa avaliou toda frota do município, alcançando um índice de 72% de aprovação em consonância aos limites de emissão de fumaça estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA.  A expectativa do Despoluir é atingir 85% de aprovação, para este ano. “Está previsto para o ano de 2011, quatro visitas trimestrais à Mossoró como forma de garantir a qualidade do ar e da frota de ônibus que circula na cidade” afirma Amaral, coordenador do Programa.

Como funciona: uma unidade móvel do programa, equipada com opacímetro (aparelho que mede o nível de fumaça emitido pelos motores ciclo diesel) visita sistematicamente as empresas e terminais de passageiros. Os motores dos veículos são analisados pelo equipamento que está conectado a um computador, gerando automaticamente os resultados sobre os níveis de emissão de fumaça, conforme os limites estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA (resolução nº 16/1995 e nº 251/99)¹. Nas situações em que os resultados ultrapassem os limites da legislação, a empresa é notificada sobre os veículos reprovados e o Programa Despoluir volta a analisar o mesmo ônibus num período de 90 dias. Os veículos aprovados recebem o SELO DESPOLUIR, onde possui validade de até 180 dias.

Como forma de incentivar as empresas, a FETRONOR realizou, no dia 21 de janeiro, em Natal-RN, a segunda edição de o Prêmio Despoluir FETRONOR Qualidade Ambiental, que reconheceu com distinção as empresas que apresentarem melhor avanços na redução de emissão de gases nos estados de Alagoas, Paraíba, Rio grande do Norte e Pernambuco. Na ocasião, a grande vencedora foi à empresa Cidade do Sol, de Mossoró (RN), que apresentou os melhores resultados nas avaliações de consumo de combustível e inspeção veicular. No total, 47 transportadoras inscritas no programa foram analisadas por técnicos do Despoluir em três categorias: empresas urbanas, rodoviárias e metropolitanas.

O programa é uma iniciativa, criada desde 1997, da Confederação Nacional do Transporte – CNT em parceria com a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste - FETRONOR, em operação nos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Maiores informações:

Danilo Amaral
Coordenador Programa DESPOLUIR
84-3234 2493 / 84-9978 8565
Ciro Pedroza
Assessor de imprensa
84-94069486 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.