terça-feira, 17 de maio de 2011

Mast tem projeto para valorizar patrimônio de Ciência e Tecnologia no Brasil

 
Com previsão de término para 2013, o estudo pretende pesquisar o patrimônio da C&T no País, levantando conjuntos de objetos de ciência e tecnologia, candidatos a integrar parte de um inventário nacional do patrimônio.

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) desenvolve, desde 2010, o projeto Valorização do Patrimônio Científico e Tecnológico Brasileiro, trabalho realizado sob a coordenação de Marcus Granato, coordenador de Museologia do Mast, e a participação de 14 pesquisadores dos estados da Bahia, de Minas Gerais, de Pernambuco, do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul, além de 18 alunos de graduação, com colaboração internacional de Marta Lourenço, da Universidade de Lisboa, e Pedro Ruiz-Castel, da Universidade de Valencia.

Com previsão de término para 2013, o estudo pretende pesquisar o patrimônio da ciência e tecnologia (C&T) no País, realizando um levantamento dos conjuntos de objetos de C&T, candidatos a fazerem parte de um inventário nacional do patrimônio.

Além disso, o projeto pretende discutir o conceito de patrimônio de C&T, pesquisar as formas atuais de sua proteção nas leis brasileiras, identificar grupos de objetos para elaborar um primeiro inventário nacional desses conjuntos de objetos de C&T no Brasil, produzir conhecimento sobre grupos de instrumentos a serem selecionados e contribuir para a socialização deste patrimônio, por meio de publicações, palestras e exposições sobre o assunto.

O projeto se desenvolve com apoio financeiro do CNPq e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

Alguns resultados já foram apresentados no 11º Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (Enancib), em outubro de 2010. Dados preliminares dos levantamentos de objetos de ciência e tecnologia existentes pelo País registraram a existência de cerca de 35 mil peças, sem contar as coleções das instituições que ainda não têm uma catalogação de seu patrimônio. Como o projeto ainda está em andamento, não há um cálculo preciso do montante de objetos encontrados até o momento, porém os pesquisadores confirmam um aumento significativo em relação aos resultados encontrados em 2010.

Outro resultado importante foi a defesa de uma dissertação de mestrado, no âmbito do projeto e dentro do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (Unirio/Mast), sobre o conjunto de instrumentos científicos existente no Observatório do Valongo (UFRJ).

"Os testemunhos materiais do patrimônio de C&T no Brasil estão, em sua grande maioria, para serem descobertos. O conhecimento atual sobre o tema é restrito e são poucas as iniciativas para seu estudo e dinamização. O estudo dos objetos que fazem parte desse patrimônio pode nos revelar aspectos sociais, econômicos e culturais das sociedades em que foram produzidos e/ou utilizados", relata Marcus Granato, responsável pelo projeto.

Parte do esforço da equipe para socializar os acervos de C&T foi projetar e montar no Mast, em 2010, com apoio do CNPq, do Colégio Pedro II, do Museu Dinâmico de Ciência e Tecnologia, do Museu de Ciência e Técnica da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), do Museu da Escola Técnica e do Museu da Escola Politécnica, a exposição Tesouros do Patrimônio da Ciência e Tecnologia no Brasil.

A mostra reúne 45 importantes objetos que contam um pouco da história da Ciência e Tecnologia no Brasil, oriundas do Museu de Ciência e Técnica da Ufop, o Museu Dinâmico de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o Museu da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Laboratório de Física do Colégio Pedro 2º, além do próprio Mast.

Os interessados em saber mais sobre o projeto Valorização do Patrimônio Científico e Tecnológico Brasileiro podem consultar a página principal do site do Mast, onde o projeto está apresentado na íntegra. Lá estão os currículos dos pesquisadores e alunos participantes do projeto, textos e links relacionados ao tema. Os pesquisadores envolvidos divulgam também os progressos feitos durante o processo de levantamento do patrimônio das instituições visitadas. A exposição Tesouros do Patrimônio da Ciência e Tecnologia no Brasil também tem uma versão online disponível no site do projeto.
 
Fonte: Ascom Mast
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.