quinta-feira, 16 de junho de 2011

Contaminação de alimentos é tema de simpósio em SP


Impacto das mudanças climáticas, alergias e presença de metais pesados
 e resíduos de medicamentos veterinários nos alimentos são alguns dos assuntos em discussão. 

O impacto das mudanças climáticas na proliferação de microorganismos que podem contaminar alimentos é um dos principais temas do 10º Simpósio Internacional Abrapa de Inocuidade de Alimentos, que ocorrerá nos próximos dias 20 e 21, em São Paulo.

Organizado pela Associação Brasileira para a Proteção dos Alimentos (Abrapa), o evento objetiva mostrar os aspectos atuais da segurança química e microbiológica da alimentação humana em todo o mundo.

As consequências do aquecimento global na ecologia microbiana e na inocuidade dos alimentos serão objeto da palestra da pesquisadora Lee-Ann Jaykus, da Universidade da Carolina do Norte, nos EUA. "Ela mostrará que a elevação da temperatura média do planeta favorece a proliferação de microorganismo, o que aumenta o risco de contaminação dos alimentos", informa a farmacêutica bioquímica Mariza Landgraf, da comissão organizadora do simpósio e professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP.

O outro tema de destaque é a diferença entre alergia e intolerância a alimentos, que será abordado pela médica Suzanne Teuber, da Universidade da Califórnia, nos EUA. De acordo com ela, há muita confusão a respeito e nem sempre os casos tidos como de alergia de fato o são. Muitas vezes é apenas intolerância, que gera reações mais brandas do organismo.

"Também será debatida a resolução da Anvisa (RDC 12) que estabelece os padrões microbiológicos sanitários para alimentos no Brasil", diz Mariza. "Essa resolução foi editada em 2001 e deveria ser revista dois anos depois. Mas isso nunca ocorreu". A RDC 12 será discutida em uma mesa-redonda, com a participação de representantes das indústrias da carne, de laticínios e vegetais, de laboratórios de análises, de universidades e da Anvisa. "É provável que sejam sugeridas alterações na RDC 12", diz Mariza. "De 2001 para cá surgiram muitos novos alimentos e novas tecnologias para produzi-los e processá-los. A legislação deve ser adaptada a essas mudanças".

Outros temas em discussão se referem à presença de metais pesados, resíduos de medicamentos veterinários e de pesticidas nos alimentos, e aos riscos de contaminação no processamento de alimentos. Serão discutidas também situações em que empresas alimentícias têm de fazer bloqueio de alimentos (recall), com a apresentação de um estudo de caso.

O simpósio se destina aos profissionais de empresas de alimentação, instituições de pesquisa e órgãos públicos encarregados da normatização e fiscalização do setor. Informações detalhadas estão em http://www.abrappa.org.br.

Abrapa - A Associação Brasileira para a Proteção dos Alimentos é uma associação civil sem fins lucrativos, de caráter científico e educacional, fundada em março de 2002. É filiada da International Association for Food Protection Inc. Seus principais objetivos são promover fóruns de discussão para profissionais da área de inocuidade e qualidade de alimentos, fazer intercâmbio de informações técnicas e científicas, divulgar informações relativas à segurança alimentar e cooperar com outros grupos profissionais na melhoria e na promoção da inocuidade dos alimentos.

Fonte: Acadêmica-Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.