quarta-feira, 15 de junho de 2011

INT participa do primeiro Simpósio Internacional de Modelos Humanos Digitais


Oito designers do Instituto Nacional de Tecnologia (INT) participam do 1º Simpósio Internacional de Modelos Humanos Digitais, que ocorre em Lyon, na França, até sábado (18).

A ida do grupo da área de Desenho Industrial do INT, atuante no Laboratório de Ergonomia, tem apoio da Petrobras e da Finep (CT Petro), por meio do projeto Sistemas de simulação de cenários virtuais a partir de modelagem humana virtual 3D para mapeamento de riscos e incremento da Confiabilidade Humana no Cenpes/Petrobras.

Trabalhos desenvolvidos ao longo desse projeto, em execução desde 2008, serão apresentados no evento, revelando dados obtidos a partir da tecnologia de ponta, que utiliza scanners tridimensionais a laser, permitindo a construção de modelos humanos virtuais 3D, representativos da população ocupada nas plantas piloto do Centro de Pesquisa da Petrobras. Os modelos humanos digitais são essenciais para o correto desenvolvimento de projetos de produtos, postos e ambientes de trabalho com os quais pessoas interagem cotidianamente no trabalho, além de permitirem mapear riscos, otimizar a produtividade e assegurar a segurança desses trabalhadores.

Juntamente com os ambientes virtuais, os modelos humanos digitais são cada vez mais utilizados na fase inicial de concepção de um produto e no planejamento de estações de trabalho. Os modelos devem se comportar como um verdadeiro ser humano, não só em termos de antropometria e biomecânica, mas também em termos de movimento, o desconforto, atenção, percepção e acidentes de trabalho. O simpósio é a primeira oportunidade para a troca de informações mundiais entre pesquisadores, editores de software e usuários finais dessa nova tecnologia.

O Simpósio Internacional tem a participação do Comitê Técnico de Simulação Humana e Ambientes Virtuais, da Associação Internacional de Ergonomia (IEA) e tem entre seus destaques a mesa redonda para a discussão das lacunas na relação entre os pesquisadores de Modelagem Humana Digital e usuários finais. Um subcomitê técnico será constituído para elaboração de normas técnicas para Modelagem Humana Digital e Reunião preparatória do Seminário de Modelagem Humana Digital e Simulação de Ambientes de Trabalho.

O laboratório de Ergonomia do INT, por meio das tecnologistas Maria Cristina Zamberlan e Flávia Pastura, representa a América Latina no World Engineering Anthropometry Resource (Wear). A entidade agrega países como EUA, África do Sul, Japão, Holanda, França e Coréia do Sul e atua na padronização de métodos de pesquisa e na criação de uma base mundial de dados antropométricos, e também atua no comitê da IEA sobre o tema.

No simpósio, o INT tem apresentação e pôster sobre o tema Simuladores de interação social: games sérios para o design de sistemas sócio-técnicos complexos, em parceria com o departamento de Engenharia Industrial da PUC-Rio e com o Instituto de pesquisas em Informática de Tolouse da Université Paul Sabatier, na França.

A participação do Brasil nesses fóruns de discussão tem sido crescente. O segundo 18º Simpósio Internacional de Ergonomia, evento principal da IEA, ocorre em Recife (PE), de 14 a 16 de fevereiro de 2012. Antes disso, no dia 9, um grupo de dirigentes da Associação Internacional de Ergonomia visitaa área de Desenho Industrial do INT.

Fonte: Ascom do INT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.