quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Câmara defende recursos de orçamento para ações de extensão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação


Aloizio Mercadante anunciou vinculação dos CVTs aos institutos federais e universidades públicas.

Nesta terça-feira (16), no seminário A Extensão Tecnológica no Brasil, realizado na Câmara, o deputado Ariosto Holanda (PSB-CE) propôs emenda da Comissão de Ciência e Tecnologia à Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) para que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação possa ampliar o programa de Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT) para dois mil municípios. "Temos recursos assegurados para educação, pesquisa, mas ninguém encontra os recursos para extensão", disse o deputado, ao defender ação política para viabilizar esta atividade.

Conforme Ariosto, o programa de CVTs do MCTI só sobrevive por meio de emendas individuais. "Programa de emenda não tem consistência", ele afirmou. O presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Bruno Araújo, manifestou apoio à ideia de colocar recursos de orçamento para extensão no MCTI e declarou que a área de ciência tecnologia é republicana e apartidária.

O deputado cearense pediu ao ministro Aloizio Mercadante para agilizar o trâmite do Projeto de Lei 7394 no Senado, já aprovado na Câmara, que cria o Fundo de Extensão da Educação Profissional. Como ex-senador e conhecedor da casa, disse Ariosto, o ministro poderá acelerar a aprovação do PL Nº 120 de 2010, que vai injetar cerca de R$ 400 milhões por ano para a extensão.

Aloizio Mercadante anunciou a reformulação do programa de CVTs, agora em quatro padrões, três fixos e um móvel sobre rodas ou barco, para chegar à população mais distante. O programa de CVTs vai determinar preços da construção de novas unidades e de equipamentos, o que será disponibilizado em pregão eletrônico com os critérios definidos para o acesso.

Mercadante sinalizou que o Ministério da Educação vai participar do programa de CVTs, inclusive com recursos, e defendeu a vinculação dos CVTs aos institutos federais e universidades públicas com adoção obrigatória de projetos pedagógicos. "É preciso padronizar, certificar e dar continuidade e sustentabilidade à ação", afirmou o ministro.

Com o CVT, o ministro disse que quer fortalecer a área de tecnologia social e citou as tecnologias assistivas. Será publicado um catálogo de exemplos bem sucedidos, de bengala a cadeira de rodas, e será oferecido às empresas que queiram produzi-los crédito dos bancos oficiais e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Destacou também uma linha de CVT com as tecnologias sustentáveis.

Mercadante prestigiou a inauguração de Centro Vocacional Tecnológico instalado na entrada do Anexo II da Câmara. O CVT é dotado laboratório de química, biologia, física, eletromecânica, informática e sala de videoconferência para educação a distância, que entrou em conexão com a sede do Instituto Centec, em Fortaleza, que enviou pessoal e equipamentos para a exposição aberta ao público até sexta-feira (19). (Flaminio Araripe)
 
Fonte: Jornal da Ciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.