segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Tendências tecnológicas da Petrobras são destaque em novo evento do INT


Carlos Tadeu Fraga apresentou algumas das diretrizes das pesquisas tecnológicas e investimentos da empresa.

Inaugurando o novo ciclo de palestras Ideias & Tendências, que traz reflexões sobre temas estratégicos do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), na semana passada, o gerente executivo do Cenpes/Petrobras, Carlos Tadeu Fraga, apresentou algumas das diretrizes das pesquisas tecnológicas e investimentos da empresa.

Fraga destacou que o investimento em P&D da Petrobras atingiu média de U$ 872 milhões nos últimos três anos, impulsionando a atividade de instituições de pesquisa tecnológica como o INT, que tem liderado importantes projetos em parceria com o Cenpes. O gerente executivo também parabenizou o Instituto pela clareza na formulação da sua estratégia, que viabiliza a contribuição em muitas áreas comuns ao foco atual da Petrobras.

"Não se faz pesquisa sem investimento e bons laboratórios", afirmou Fraga, anunciando perspectivas de mais investimentos em novas redes de pesquisas e nos talentos, que precisam suprir novas demandas surgidas em função da exploração do Pré-Sal, ou mesmo na melhor recuperação do petróleo dos demais poços. Outros desafios incluem o investimento em biocombustíveis, nanotecnologia e pesquisas para dar novos usos para o petróleo.

Fraga destacou que a Petrobras foi uma das poucas empresas de energia do mundo a ter reservas de petróleo e gás natural aumentadas na última década, passando de 10,4 para 16 bilhões de barris equivalentes. O faturamento da companhia também foi vultuoso, crescendo 4,3 vezes no mesmo período. O impulso da empresa - frisou o gerente executivo - passou pela superação de barreiras tecnológicas, alavancadas pelo Centro de Pesquisas Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), que estrategicamente desenvolveu sua infraestrura e competência ainda na década de 1960, antes das primeiras descobertas de petróleo na Bacia de Campos, em 1974.

Com a descoberta do Pré-Sal, em 2006, relatou Fraga, a Petrobras reformulou suas estratégias e passou a investir em patamares mais altos de infraestrutura e desenvolvimento tecnológico. Uma marca foi o investimento de US$ 700 milhões na nova unidade do Cenpes, inaugurada no final do ano passado. Com esse insumo e o desenvolvimento dos negócios, a empresa passou a exigir como contrapartida de seus grandes fornecedores que passassem também a criar seus centros de pesquisas no Brasil, fato inédito no hemisfério Sul. O resultado tem sido a criação de um novo parque tecnológico, que inclui algumas das principais empresas internacionais ligadas à atividade petroleira, como GE, Halliburton, Schlumberger e Baker-Hughes, FMC Technologies e Cameron.

Nesta nova era, o Cenpes também começa a articular 50 redes temáticas de tecnologia, incluindo uma segunda geração de pesquisas que incluem fatores humanos, como os estudos de ergonomia em postos de trabalho liderados pelo INT. Carlos Tadeu Fraga frisou que a empresa está ainda aberta a propostas para a criação de novos grupos voltados para a inovação. "Saimos da visão de que nosso mundo é o laboratório, e passamos a ver o mundo como nosso laboratório", concluiu o gerente executivo do Cenpes.

O diretor do INT, Domingos Naveiro, concluiu a palestra inaugural do ciclo Ideias & Tendências manifestando a importância da parceria com a área de inovação da Petrobras, e a disposição do Instituto em ampliar a agenda comum de objetivos e projetos.

O Ideias & Tendências trará convidados de setores diversos, incluindo empresas, universidades, institutos de pesquisa, governo, terceiro setor, imprensa, artistas e intelectuais, criando um fórum propício a novas ideias e à compreensão das tendências do mercado, da política, da sociedade e do conhecimento em geral. O foco principal do novo evento é subsidiar os objetivos do mapa estratégico institucional do INT.

Fonte: Ascom do INT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.