quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Equipe Brasileira é campeã em competição de robótica realizada no Peru


Equipe formada por dois estudantes da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) conquista medalha de ouro em concurso de robô.

Dois bolsistas do grupo PET Engenharia Elétrica da UDESC conquistou o lugar mais alto no pódio no concurso de robô de sumô do "18º Congresso Internacional de Engenharia Elétrica, Eletrônica e de Sistemas - Intercon 2011" realizado entre os dias 9 e 12 de agosto no campus da Universidade Nacional de Engenharia em Lima, no Peru.

O Intercon 2011 tem a chancela do IEEE (The Institute of Electrical and Electronics Engineers), que consiste na mais importante instituição mundial voltada à divulgação científica e tecnológica na área da engenharia elétrica. O Iintercon é um dos eventos mais importantes do IEEE na Região 9, a qual compreende os países da América Latina e o Caribe.

A equipe da UDESC participou da competição chamada Robô de Sumo, a qual consiste em uma luta entre dois robôs autônomos realizada em uma arena em formato circular (ringue) cujo objetivo é empurrar o oponente para fora do ringue. Os robôs são equipados com sensores para o reconhecimento do ambiente e de seu adversário e são programados para lutar de forma autônoma. 

Os robôs não podem ser externamente manipulados ou conectados a aparatos como controle remoto, fontes de alimentação, computadores ou outros dispositivos externos. Assim, as estratégias de defesa e de ataque do robô devem ser implementadas em um elemento de controle (microcontrolador) embarcado no próprio robô. A partir dos sinais identificados pelos sensores, o robô deve reagir de forma autônoma, atacando ou se defendendo do oponente. As lutas são disputadas na forma de assaltos (rounds) de 3 minutos cada, sendo vitorioso aquele que vencer dois assaltos (melhor de três).

A competição de sumô do Iintercon 2011 contou com a participação de 28 equipes de 5 países: Brasil, Bolívia, Equador, Paraguai, Peru. As disputas se deram em 2 etapas, uma classificatória e outra eliminatória. Na etapa classificatória as equipes foram divididas em 7 grupos de 4 equipes e cada equipe disputou três lutas, classificando-se a equipe com mais vitórias. Nos casos de empate foram realizados combates de desempate. A segunda etapa foi um torneio eliminatório (mata-mata) onde o robô PaPaCaPim foi perfeito, não perdendo um único round nas 3 lutas que disputou.

A equipe é formada pelos discentes Cleiton Ferigollo e Kledson Alves, ambos bolsistas do grupo PET Engenharia Elétrica da UDESC-Joinville, e pelos professores André Bittencourt Leal e César Rafael Claure Torrico. Carinhosamente chamado de PaPaCapim, o robô da UDESC consiste em uma plataforma de testes desenvolvida no contexto de um projeto de pesquisa que tem por objetivo desenvolver uma metodologia para a implementação de controle supervisório em microcontroladores. Assim, a lógica de controle do robô, que consiste nas estratégias de defesa e de ataque, foi modelada por intermédio de linguagens e autômatos e o programa do microcontrolador foi gerado a partir destes modelos.

Segundo o professor André Leal, integrante do projeto e tutor do grupo PET Engenharia Elétrica da UDESC, o uso de uma abordagem formal para modelagem da lógica de controle garante um programa minimamente restritivo e sem bloqueios. Além disso, o programa referente à lógica de controle do robô foi gerado automaticamente com auxílio de uma ferramenta computacional desenvolvida pelo professor César Torrico e pelo discente Cleiton Ferigollo. Assim, alterações no programa do microcontrolador podem ser feitas de forma rápida e segura por intermédio de mudanças no modelo formal, e, posteriormente, pela geração automática do programa por intermédio da ferramenta mencionada. Outras aplicações são estudadas pelos pesquisadores da UDESC, dentre as quais estão o controle de eletrodomésticos da linha branca (refrigeradores, freezers,...), controle de Sistemas de Manufatura Integrada por Computador (CIM) e de Sistemas Flexíveis de Manufatura (FMS).

Os integrantes da equipe desenvolveram desde a concepção do projeto mecânico do robô, em software de desenho mecânico, até o desenvolvimento dos circuitos eletrônicos para controle dos motores e a programação do microcontrolador (o cérebro) do robô.

Maiores informações podem ser obtidas no site do Grupo PET Engenharia Elétrica da UDESChttp://www.pet.joinville.udesc.br/.
(Ascom da UDESC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.