quarta-feira, 29 de julho de 2009

Lula na Literatura de Cordel

O livro Lula na Literatura de Cordel é uma antologia de cordéis sobre o presidente Lula e a história política da nação brasileira nos últimos trinta anos. Organizado por Crispiniano Neto, apresenta 59 poemas de sua autoria e mais 52 cordéis de talentosos cordelistas de todo o país.

Está enriquecido com glossários que contextualizam os termos utilizados nos cordéis situando-os no tempo e no espaço e esclarecendo os aspectos semânticos das palavras, representando o cuidado e atenção do autor para com os leitores e pesquisadores de ontem e de hoje.

Crispiniano Neto é poeta cordelista com aproximados 150 folhetos de Literatura de Cordel já publicados. Membro da Academia Brasileira de Cordel e da Academia Mossoroense de Letras. Secretário de Cultura do Rio Grande do Norte e representante do Fórum dos Secretários de Cultura dos estados do Brasil na Câmara Setorial do livro e Leitura.

O livro Lula na Literatura de Cordel lançado em 1ª edição quando da posse de Crispiniano Neto na Academia Brasileira de Cordel com a presença do Presidente Lula que na oportunidade assim se expressou:
“Eu fico imaginando as pessoas que falam, eu não gosto de cordel, isso é coisa de nordestino, é coisa de... Lá do sertão, se viesse aqui ouvir uma demonstração extraordinária como esta que o Crispiniano fez e que visse ele motivado pela luta libertária... E seria importante, Crispiniano, que você pudesse junto com outros companheiros, outros poetas nordestinos, se juntar, organizar mais essas coisas pelo Brasil... Nós temos que nacionalizar essa coisa, levando para as bandas do Sul, pras bandas do Sudeste... Não há nordestino que não se orgulhe de ter nascido na mesma terra de Patativa do Assaré, Zé da Luz, Cego Aderaldo e Zé Limeira, sendo que este último de tão genial e absurdo, dizem até que nem existiu. Mas este orgulho não é só nordestino, é brasileiro...” (trechos do discurso de Luis Inácio Lula da Silva - Presidente da República Federativa do Brasil no dia 1º de agosto de 2008 quando da posse de Crispiniano Neto na Academia Brasileira de Cordel e lançamento da 1ª edição de Lula na Literatura de Cordel).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.