quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Dengue recua e temporada de chuvas demanda medidas preventivas

O número de casos de dengue notificados em todo o País caiu 46,3% entre 1º de janeiro e 1º de agosto deste ano, em comparação com o mesmo período de 2008. Houve, também, queda proporcional no número de casos graves (79,2%) e de mortes causadas pela doença (63,2%). 


Porém, segundo dados da avaliação nacional sobre a infestação por larvas do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, dez cidades estão em situação de risco de surto da doença no Brasil. Isso significa que mais de 3,9% dos imóveis pesquisados nesses municípios apresentaram larvas. Dentre os municípios com risco de surto no novo levantamento, quatro estão no Nordeste – Camaçari, Ilhéus e Itabuna (BA) e Mossoró (RN); e outros quatro no Sudeste – Governador Valadares e Ipatinga (MG) e Barretos e Presidente Prudente (SP). Palmas (TO), na região Norte, e Cáceres (MT), no Centro Oeste, completam a lista.


Outras 102 cidades no país estão em situação de alerta – sendo 17 capitais . Nelas, entre 1% e 3,9% dos imóveis analisados registram infestação. É o que revela o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) 2009, realizado entre outubro e novembro em 163 cidades de todas as regiões e apresentado nesta terça-feira (24). 


A participação da população é fundamental para o combate à dengue. Com o mote “Brasil Unido contra a Dengue”, a Campanha Nacional de Combate à Dengue 2009/2010 ressalta a importância das ações de prevenção. No endereço www.combatadengue.com.br estão disponíveis informações para a população, profissionais de saúde e gestores públicos.


Experiência profissional de trabalhadores informais 
será suficiente para obter certificação


Profissionais informais terão uma nova chance de serem incluídos no mercado de trabalho. Portaria publicada na última segunda-feira (23), no Diário Oficial da União, instituiu a Rede Nacional de Certificação Profissional e Formação Inicial e Continuada (Rede Certific), que oferecerá qualificação e certificado profissional. Quando estiver em amplo atendimento, a rede atingirá 30 milhões de trabalhadores no País.


Quem atua em determinada profissão e pretende obter a certificação baseado apenas na experiência, pode buscar uma das mais de 200 escolas ligadas à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O trabalhador será submetido a testes, aplicados por especialistas. “É um programa voltado para pessoas como um pedreiro, que domina o ofício, mas nunca obteve qualificação profissional”, explica o secretário de educação profissional e tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Eliezer Pacheco.


Para que um profissional seja certificado, deve atender a pré-requisitos, que envolvam tanto habilidades práticas quanto educacionais. Caso domine o ofício na prática, mas não saiba ler, por exemplo, será encaminhado a uma escola de educação básica. “Depois disso, receberá a certificação profissional”, afirma o diretor de políticas de educação profissional do MEC, Luiz Caldas. Caso o trabalhador manifeste problemas na área prática, o próprio instituto atuará na qualificação.


Certificação - O programa funcionará, primeiro, nas áreas de pesca, construção civil, turismo e gastronomia. A certificação é da competência dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia, aos quais cabe estabelecer um calendário próprio para as atividades. Todo o processo de certificação é gratuito. Os institutos federais, além de atuar como certificadores, podem indicar outras instituições capacitadas para desenvolver essa atividade. “Podem ser instituições privadas que dominem uma determinada área de trabalho, desde que a certificação seja gratuita”, ressalvou Caldas. 


Nos estados de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Mato Grosso é desenvolvido um projeto-piloto. No próximo ano, a atividade deve chegar a toda a Rede Federal.
__________________________
Nota do blog: Apesar dessa redução dos casos de dengue em todo o país, a cidade de Mossoró encontra-se  entre as 10, no país, com maiores possibilidades de ocorrência de surto da dengue, devido às condições encontradas pelos técnicos. Um trabalho rigoroso e uma sensibilização da população deve ser iniciada o quanto antes para que surta seus efeitos antes do próximo período chuvoso começar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.