quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Santo Hamilton Naki

Poucos já ouviram falar em um homem que participou decisivamente de um dos momentos mais importantes da História da medicina: Hamilton Naki. Um negro sul-africano que, como cirurgião, participou do primeiro transplante de coração do mundo, ocorrido no “Groote Schuur Hospital”, na África do Sul, em 1967.

Naki foi o cirurgião responsável pela retirada do coração do doador e Christiann Barnard, o chefe da equipe não podia se referir a sua participação porque ele fazia parte da equipe na condição de ‘clandestino’. Tampouco ganhava como médico naqueles tempos de “apartheihd”. Recebia salário como se fosse um técnico em enfermagem.

Na única foto que apareceu com a equipe de Barnard, por acaso, sua imagem foi justificada como sendo de um empregado da limpeza. Ele nasceu em 26 de junho de 1926 e morreu em 29 de maio de 2005, após ser aposentado como jardineiro, com um salário de U$ 275 dólares. 

Hamilton Naki jamais se formou ou estudou formalmente medicina, mas se tornou um dos mais conceituados cirurgiões cardiacos do mundo, tendo dado aulas de cirurgia durante 40 anos, sem o reconhecimento do governo Sul Africano. Morava num casebre sem água e luz na periferia da Cidade do Cabo e jamais reclamou por ser tratado dessa maneira, por ser negro.

Ele saiu de sua cidade, Ngcingane, quando tinha apenas 14 anos de idade, indo para a Cidade do Cabo, onde conseguiu um emprego de jardineiro na Universidade da Cidade do Cabo. Conseguiu terminar o ensino primário e depois foi promovido a trabalhar na faculdade de medicina da Universidade da Cidade do Cabo, nos laboratórios da clínica, cuidando das cobaias que eram operadas pelos médicos.

Com o tempo desenvolveu uma incomum habilidade para os procedimentos médicos, como suturas, analgésias e cuidados pós-operatórios. Sua técnica chamou a atenção e ele virou técnico, ajudando em cirurgias e em pesquisas em transplantes de rins, coração e fígado, até se tornar um cirurgião de renome, sem nunca ter sentado em um banco de faculdade de medicina.

A wikipedia registra: “Naki aposentou-se em 1991 como jardineiro. Com o fim do apartheid, recebeu, em 2002, como reconhecimento pelo seu trabalho, a Ordem Nacional de Mapungubwe. Em 2003 recebeu um diploma honorário em medicina pela Universidade da Cidade do Cabo. Aposentado, Naki continuou trabalhando como cirurgião em um ônibus adaptado como clínica móvel até morrer”.

Leonardo Sodré

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.