quarta-feira, 25 de novembro de 2009

MMA apresenta projetos inéditos de ações de REDD no Brasil


O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e o diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, Antonio Carlos Hummel, participam nesta terça-feira (24/11) da apresentação de 20 projetos já em curso de REDD (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação) na Amazônia, e que são mapeados pelo Serviço Florestal Brasileiro. 

Os projetos são diversificados, realizados por governos estaduais, empresas e organizações da sociedade civil. Essas informações serão importantes para fortalecer ações de REDD no Brasil, um dos principais temas em discussão na Conferência das Nações Unidas em Copenhague (COP-15), em dezembro. 

A criação de mecanismos de REDD seria um atrativo a mais para manter a floresta em pé, uma vez que geraria benefícios diretos sociais e regionais. Hoje, de acordo com o IPCC, 17% das emissões de gás carbônico são causadas pelo desmatamento e degradação. Os mecanismos de REDD, além de evitar o aumento das emissões, estimulariam o manejo florestal sustentável, controle da erosão, qualidade da água e conservação da biodiversidade. 

Na quarta-feira, haverá palestra de um dos principais especialistas sobre REDD, o economista italiano Andrea Cattaneo, do Woods Hole Research Center. Ele vai falar sobre o potencial impacto de diferentes abordagens para políticas de REDD, considerando-se incentivos para a redução de emissões, custos e distribuição de benefícios do mecanismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.