quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Melhores experiências educacionais de inclusão de alunos com deficiência concorrem a prêmio


Escolas públicas com boas práticas de inclusão social poderão receber o Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas – A Escola aprendendo com as diferenças, que foi lançado nesta quarta-feira (11) em Brasília. 

As cinco melhores experiências, uma de cada região do País, desenvolvidas por diretores, professores, pais ou alunos ganham o prêmio. A intenção é difundir as práticas escolares inovadoras na inclusão de alunos com deficiência, ou que sofrem de transtornos globais do desenvolvimento e também os superdotados do ensino regular. As escolas vencedoras receberão R$ 8 mil reais, um diploma e um intercâmbio para conhecer outra escola ganhadora e a publicação do seu trabalho.

Entre os critérios de avaliação e seleção dos trabalhos estão a promoção de acessibilidade na escola, o trabalho colaborativo e a participação da família e da comunidade. A comissão julgadora será composta por dez especialistas em educação. Concorrerão as experiências que tiverem sido iniciadas em 2008 ou 2009 e estiverem em curso em 2010.

As inscrições serão abertas na segunda-feira (16), se estenderão até 12 de março de 2010 e  podem ser feitas via internet (www.mec.gov.br) ou pelos Correios. A análise das experiências vai até 30 de abril de 2010. A cerimônia de premiação está prevista para o 6º Seminário Nacional do Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, que será realizado em maio do próximo ano. Na ocasião haverá ainda menção honrosa aos trabalhos na área de educação infantil.

A iniciativa do prêmio é do Ministério da Educação e da Organização dos Estados Ibero-Americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI) e tem o apoio da Fundação Mapfre, do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

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